Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Com mais dois novos óbitos por covid-19 em 24h, Itaberaba eleva número de mortos para 96

Itaberaba continua com ações para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC |

Mais dois óbitos por complicações da covid-19 foram registrados no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, subiu para 96 o número de vítimas fatais pela doença.

Além disso, 19 novos casos positivos para o coronavírus foram identificados na cidade, nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o município chapadeiro registrou 5.302 casos confirmados de covid-19. Sendo que destes, 237 são casos ativos, 4.969 estão curados, além de 111 enquadrados como suspeitos e 348 casos sendo monitorados por equipes de saúde.

Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘Urbis’ (19), ‘Caititu’ (17), ‘Barro Vermelho’ (17) e ‘Oriente’ (17). Caiu para nove o número de comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus, sendo ‘Guaribas’, ‘Região de Testa Branca’ e ‘Duas Irmãs’, as com mais casos ativos, com dois cada uma.

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continua estagnada em 90%. Ou seja, dos 20 leitos, 18 estão ocupados. A mesma situação acontece com a taxa de ocupação dos leitos clínicos, que também permanece em 25%, com 15 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vacinação
Nesta quinta-feira (13), a vacinação prosseguiu para aplicação da primeira dose da Astrazeneca para profissionais da segurança pública e profissionais da educação, com 40 anos ou mais. Também foram vacinadas, com a primeira dose, as pessoas com comorbidades, mediante relatório médico, ficando apenas isento da comprovação quem já é acompanhado pelas equipes municipais de saúde.

Para este público acima, a vacinação acontece das 8h às 16h, nos postos de saúde da cidade. A vacinação prossegue também para idosos de 65 anos ou mais que precisam tomar a segunda dose do imunizante da Coronavac. A vacinação acontece no drive-thru do Ginásio de Esportes. Também serão vacinados com a segunda dose os profissionais da saúde. O horário é sempre das 8h às 16h.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas