Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lençóis inicia projeto de imersão cultural e prepara inventário de atrativos naturais e culturais

O projeto da prefeitura de Lençóis está em andamento | FOTO: Montagem do JC/PML |

Ressignificar a experiência do turista que visita Lençóis, na Chapada Diamantina, por meio de um mapeamento de atrativos naturais e culturais, que praticamente não fazem parte dos roteiros convencionais, apesar de estarem muito próximos da cidade. Esse é o foco do projeto da Secretaria Municipal de Turismo com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente iniciado na última quinta-feira (13).

Acompanhada de uma equipe técnica, a secretária de Turismo Laura Garcia visitou trechos do Parque da Muritiba como as ‘Tocas’ usadas por antigos garimpeiros que guardam características físicas e históricas do lugar. Essa visita coletou informações para a construção de um inventário que pode ampliar a experiência do turista na cidade chapadeira.

De acordo com dados de assessoria, enviados ao Jornal da Chapada, a intenção é possibilitar a imersão na cultura histórica local, ao tempo que oferece mais opções de passeios, o que pode fazer com que o turista permaneça mais tempo na cidade.

1 / 10

Laura Garcia diz que Lençóis possui muitos outros atrativos que ainda não são explorados de maneira sustentável. “Além dos atrativos naturais mais procurados como Serrano, Ribeirão e Cachoeira do Sossego, existem diversas possibilidades de roteiros que unem história, arte e natureza como grandes potenciais turísticos”, conta a titular.

O projeto em andamento pela prefeitura de Lençóis, administrada pela prefeita Vanessa Senna (PSD), inclui experiências na rota do garimpo como a área das antigas ‘Dragas’, vivências com o ‘Jarê’ e resgate de arte local, como a renda de bilro.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas