Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Morro do Chapéu atua no combate à pandemia de covid-19 e volta a decretar medidas de segurança

A prefeitura continua com ações para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC/PMMC |

O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, vem atuando, com a gestão da prefeita Juliana Araújo (PL), no enfrentamento da pandemia de covid-19 na região, com ampliação de vacinação, de testes para diagnósticos da infecção pelo novo coronavírus e com a prorrogação de decretos que impõem medidas restritivas, que visam conter a propagação do vírus.

Além disso, a gestora chapadeira vem se reunindo com órgãos públicos e políticos, para conseguir melhorias para o município. “A minha bandeira é Morro do Chapéu, vou no governo do Estado, vou no governo federal, para captar recursos”, declara a prefeita, afirmando que sempre vai estar correndo atrás de melhorias para a cidade, em entrevista à rádio Brilhante FM.

Com mais de 7,4 mil residentes vacinados, além do estoque de 775 doses, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (13), o município segue ampliando a vacinação. Com isso, começaram a ser vacinados a partir de hoje, pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais. A vacinação acontece sempre no drive-thru da Praça da Bandeira e no ponto fixo onde ficava localizada a antiga Secretaria de Saúde.

Os grupos imunizados são: pessoas com Síndrome de Down; transplantados/doadores; imunodeprimidos: HIV, doenças reumáticas, pacientes oncológicos, lúpus; doenças pulmonares, cardíacas, renais e respiratórias; hipertensos; diabéticos e obesos. Para isso, é necessário que os indivíduos apresentem um relatório médico que comprove a doença, por meio de entrega de cópia. Além disso, é necessário apresentar documentação com foto, CPF, cartão dos SUS e comprovante de residência.

Testes sorológicos
A prefeitura também promoveu na última quinta-feira (13) uma ação nas Secretarias de Saúde na de Infraestrutura e Obras Pública, com a aplicação de testes sorológicos, para ajudar na identificação da presença, ou não, do vírus, bem como foram aplicadas vacinas.

Boletim epidemiológico
Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (13) pela Secretaria de Saúde, são 2.092 casos confirmados de covid-19 no município chapadeiro, desde o início da pandemia. Desses, 68 casos estão ativos, 23 foram vítimas fatais da doença, 1.999 estão curados. Além disso, 44 casos são enquadrados como suspeitos e dois estão internados em razão do vírus.

A gestão municipal reforça a importância de cumprir com as recomendações das autoridades de saúde, como uso da máscara, evitar aglomeração, higienização das mãos. Bem como, reforça a importância de seguir as medidas restritivas, que foram prorrogadas no município e, consequentemente, os decretos.

Confira abaixo os medidas atualmente em vigor em Morro do Chapéu
O novo decreto nº 464/2021, seguindo o decreto do governo do estado, estabeleceu o ‘lockdown’ no município das 13h de sábado (15) até às 5h de segunda-feira (17), tanto para serviços essenciais e não essenciais. Com exceções para os serviços de farmácia e alimentação, que poderão funcionar em sistema de delivery até às 0h, os serviços de postos de combustível e borracharia que poderão funcionar, atendendo aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

O decreto também estabelece como serviços essenciais as farmácias, supermercados, padarias, açougues, feira livre, quitandas, petshop (exceto serviços de banho e tosa), serviços públicos de água, energia, comunicação, licitação e manutenção das vias públicas, clínicas médicas especializadas, igrejas e templos religiosos.

Além disso, fica determinada a restrição de locomoção noturna, das 19h às 5h, de 14 de maio até o dia 19 de maio de 2021. Assim como, fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) no período das 18h do dia 14 de maio até às 5h de 17 de maio de 2021.

Também fica permitida a abertura das igrejas e templos religiosos para realização de missas e cultos, desde que sejam atendidos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras. Fica autorizado também o funcionamento das academias, de 14 de maio até 19 de maio de 2021, desde que limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade local, observados os protocolos sanitários estabelecidos e com encerramento das atividades às 19h.

Os estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitido os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até às 0h. Os fiscais da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Defesa Civil vão garantir o cumprimento do decreto, em conjunto com a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Civil.

Parques eólicos
As atividades nos parques eólicos do município também ficam suspensas no período 14 de maio de 2021 a 19 de maio de 2021, em virtude do cenário de pandemia. Ainda de acordo com o decreto, deverá ser realizada a sanitização dos ambientes de trabalho nos parques eólicos e meios de transporte dos colaboradores, devendo ser apresentado laudo sanitário de execução.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas