Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Número de óbitos por complicações da covid-19 sobe para 97 no município de Itaberaba

Itaberaba continua com ações para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC |

Próximo de atingir a marca de 100 óbitos por complicações da covid-19, uma nova morte em razão do vírus foi identificada no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. O dado está no boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, subiu para 97 o número de vítimas fatais pela doença.

Com alto índice de óbitos, ainda foram contabilizados 25 novos casos positivos de covid-19 no município chapadeiro, que desde o início da pandemia registrou 5.327 casos confirmados pela infecção do novo coronavírus. Sendo que desse número, 253 são casos ativos, 4.977 estão curados, além de 187 enquadrados como suspeitos e 440 casos sendo monitorados por equipes de saúde.

Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘Urbis’ (23), ‘Centro’ (19) e ‘Barro Vermelho’ (19). Retornou para 10 o número de comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus, sendo ‘Guaribas’ e ‘Região de Testa Branca’ as com mais casos ativos, com dois cada uma.

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continua estagnada em 90%. Ou seja, dos 20 leitos, 18 estão ocupados. A situação se intensificou em relação a taxa de ocupação dos leitos clínicos, que subiu para 30%, com 14 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vacinação
Nesta sexta-feira (14) a vacinação com a primeira dose da Oxford/Aztrazeneca aconteceu para profissionais da segurança, profissionais da educação e profissionais da limpeza urbana, todos com 40 anos ou mais. Além disso, puderam se vacinar pessoas com comorbidades.

A vacinação acontece sempre no drive-thru no Ginásio de Esportes, das 8h às 16h. A imunização, com a segunda dose, encontra-se suspensa, até que novas remessas de imunizantes da Coronavac cheguem ao município. A vacinação para os demais públicos seguirá sendo realizada, exceto para gestantes e puérperas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas