Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Líderes de classe são eleitos nas escolas estaduais em votação virtual; confira aqui os resultados

A iniciativa mobilizou alunos em todo o estado | FOTO: Divulgação |

Os estudantes da rede estadual de ensino elegeram, até esta sexta-feira (14), os líderes e vice-líderes de classe por meio de processo eletivo, realizado de forma virtual. A iniciativa, que foi iniciada na última segunda-feira (10), mobilizou alunos em todo o estado, que exerceram a democracia votando em seus representantes de turmas, por meio do Google Forms (Formulários Google), viabilizado pelas escolas. O processo eleitoral na rede estadual de ensino tem o objetivo de fomentar o protagonismo da juventude para contribuir com a gestão participativa.

Nas próximas etapas serão escolhidos os representantes nos âmbitos escolar, municipal e territorial. Para esses casos, o processo eletivo será realizado em diferentes datas. De 24 a 28 de maio, para líder da escola; de 7 a 11 de junho, para líder do município; e de 21 a 25 de junho, para líder do Núcleo Territorial de educação (NTE). Todos os mandatos serão válidos para o ano letivo de 2020/2021 das escolas.

Em Itabuna, a estudante Rayana Rocha, 16, 3º ano, do Colégio Estadual Félix Mendonça, foi leita líder de classe pela primeira vez. “Ser líder vai muito além de liderar ou repassar informações para a turma. Acredito que nessa função eu vou poder ajudar ainda mais os meus colegas. Como também sou monitora de Matemática do programa Mais Estudo, pretendo estimulá-los ainda mais aos estudos e promover debates on-line sobre assuntos da atualidade que podem nos ajudar na redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)”, destacou.

O estudante Gérson Lima, 17, que faz o curso técnico de nível médio em Administração, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Tancredo Neves, no município de Senhor do Bonfim, também está animado para começar as atividades como líder de classe. “Ser escolhido para ser líder de uma classe é algo bastante importante, pois exigirá a nossa total dedicação. Nesse posto, nos tornamos o porta-voz da turma e o solucionador de muitos problemas. Com essa função, pretendo ajudar a minha escola no que for preciso. Seja no momento de notificar a turma os avisos que são encaminhados para nós ou nos momentos de auxiliar os professores em algum aspecto que seja necessário”, afirmou.

Sobre as eleições
Para as eleições, a unidade escolar abriu um formulário on-line para a votação. O estudante somente vota para líder e vice-líder de classe se estiver matriculado. Para as eleições subsequentes, somente poderão concorrer os eleitos nas eleições anteriores e poderão participar tanto os líderes, quanto os vice-líderes. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas