Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Grutas são atrativos surpreendentes para visitantes na região de Iraquara; confira aqui algumas delas

Gruta da Lapa Doce fica no município de Iraquara | FOTO: Nondas Pereira |

Com uma forte vocação para o turismo, a Chapada Diamantina se destaca, inclusive, por atrativos surpreendentes da região: as grutas. Elas são de diferentes tipos e tamanhos e proporcionam experiências diferenciadas, seja embaixo da terra ou da água. Confira algumas delas:

Gruta da Lapa Doce
Ao adentrar na gruta da Lapa Doce, em Iraquara, considerada a terceira maior do Brasil, você é transportado para um novo mundo de mais de 25 quilômetros de extensão e repleto de formações rochosas fantásticas. Para chegar até ela é preciso fazer uma caminhada de 15 minutos em uma descida meio íngreme.

A entrada só permitida com guias locais e com o auxílio de lanternas. São oferecidos basicamente três roteiros com extensões e atrativos diferentes. A descida até o interior é de aproximadamente 70 metros, com trilha considerada fácil. Aos poucos os olhos vão se acostumando com a escuridão e as surpresas no caminho começam a aparecer.

A Gruta da Pratinha também fica em Iraquara, a cidade das grutas | FOTO: Divulgação/UPDCL |

No amplo salão rochoso se encontra uma infinidade de estalactites, estalagmites e outras belas formações rochosas. Algumas devido as suas formas, foram batizadas com nomes curiosos como lustre, presépio, anjo, dentre outros. Dentre um dos momentos mais mágicos no local é quando o guia pede para os turistas sentarem em um ponto e desligarem as lanternas.

Na completa escuridão e com um profundo silêncio se tem uma sensação única de paz e contato com a natureza. O trajeto percorrido apenas 850 metros é apenas uma pequena parte de toda a imensidão que a Lapa Doce oferece. Uma hora e meia depois você sai por outra ponta da gruta e deixa o mundo subterrâneo.

Grutas da Fazenda Pratinha
A Fazenda Pratinha é um local que alia uma boa infraestrutura e belezas naturais. É uma propriedade particular localizada no município de Iraquara, que entre outras atrações conta com a Gruta Azul e a da Pratinha- dois locais que oferecem experiências distintas.

O local conta com estacionamento, restaurante, bares, loja de souvenir, banheiros. No entanto, o que mais atrai são os recursos naturais da área, com a Gruta Azul, que trata-se de uma visita rápida, pois ela é aberta apenas para observação mesmo. Não é permitido entrar, nem mergulhar nela, sendo apenas apropriado para ser fotografado e contemplado.

Turistas que passam pela Lapa Doce não deixam de se encantar com as formações da natureza | FOTO: Divulgação/Nondas Pereira |

Ao contrário da primeira, a segunda gruta além de beleza, traz também a interação. Na Gruta da Pratinha é possível fazer uma inesquecível flutuação. Na companhia de guia e munido de colete salva-vida, nadadeira, snorkel e lanternas, o visitante vai adentrando o local de águas límpidas em tom azul claro. Com sorte, no caminho pode ser que se depare com alguns peixes e até tartarugas.

A flutuação dura em média meia hora e um dos momentos mais interessantes é quando pedem para desligar as luzes, pois as pessoas ficam boiando em silêncio no completo escuro, com uma paz indescritível.

Além das grutas, a Fazenda Pratinha também oferece opções para quem curte mais adrenalina. Em outro ponto da propriedade existe um espaço que oferece uma pequena tirolesa. Na mesma área ainda são disponibilizados passeios de caiaque e pedalinho. Jornal da Chapada com informações de Jornal do Commercio

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas