Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Trinta e sete novos casos de covid-19 são localizados em 24h em Itaberaba; taxa de UTI sobe para 100%

São 219 casos ativos de covid-19 no município | FOTO: Montagem do JC |

O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou novos 37 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde. Não foi registrado novo óbito, permanecendo em 97 o número de vítimas fatais pela doença.

Desde o início da pandemia, o município chapadeiro registrou 5.379 casos confirmados de covid-19. Desses, 233 são casos ativos, 5.049 estão curados, além de 252 enquadrados como suspeitos e 485 casos sendo monitorados por equipes de saúde.

Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘Urbis’ (23) e ‘São João’ (21). Novamente subiu o número de comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus, e desta vez foi para 13, sendo ‘Região de Testa Branca’, ‘Duas Irmãs’ e ‘Serra Verde’, as com mais casos ativos, com dois cada uma.

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) subiu para ocupação máxima, 100%. Ou seja, dos 20 leitos, todos estão ocupados. A situação também piorou em relação a taxa de ocupação dos leitos clínicos, que aumentou para 40%, com 12 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vacinação
Nesta terça-feira (18) a vacinação com a segunda dose da Coronavac seguiu para idosos com 60 anos ou mais, profissionais da segurança pública, profissionais da educação, profissionais da limpeza pública, com agendamento previsto no cartão de vacinação. A vacinação acontece no drive-thru no Ginásio de Esportes, sempre das 8h às 16h.

A aplicação da 1ª dose da Astrazeneca também segue para profissionais de segurança pública, da educação e da limpeza pública, com 40 anos ou mais. Assim como a segunda dose desse mesmo imunizante continua para o público que está no prazo de vacinação, também no drive-thru.

Além disso, houve vacinação na zona rural para pessoas com comorbidades, com 40 anos ou mais, pacientes com Síndrome de Down, pacientes em tratamento de hemodiálise, transplantados, imunossuprimidos, autismo e transtorno intelectuais, com 18 anos ou mais. O cronograma de vacinação varia conforme os dias. Nesta terça, a vacinação aconteceu no ‘Tamburi’, ‘Testa Branca’, ‘Caldeirão do Antônio’, ‘Lagoa Nova’ e ‘Tombador’.

A vacinação para gestantes e puérperas segue suspensa até orientação do Ministério da Saúde. E a vacinação para as pessoas com comorbidades, nas Unidades Básicas de Saúde, segue suspensa até que novas remessas de imunizantes sejam enviadas ao município.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas