Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Confira a previsão do tempo para trilha neste final de semana na região chapadeira

Trecho do Rio Paraguaçu em Nova Redenção | FOTO: Jornal da Chapada |

Chegando o final de semana, muitos residentes e turistas já se preparam para as tradicionais trilhas na região da Chapada Diamantina. Confira a previsão do tempo para alguns municípios com forte participação no turismo, que foi disponibilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este sábado (22) e domingo (22). A previsão é de que não vai chover na região chapadeira, o que favorece se aventurar nas trilhas.

De acordo com o Inmet, os municípios de Lençóis, Andaraí, Mucugê, Iraquara, Ibicoara, amanhecem no sábado com tempo encoberto, mas durante a tarde e noite o céu fica claro. No domingo, o tempo será de poucas nuvens, em ambos os dias com intensidade fraca de ventos.

Em Lençóis, a mínima pode registrar 18ºC e a máxima 29ºC no sábado. Enquanto que no domingo, registra mínima de 19ºC e máxima de 29ºC. Não muito distante em termos de temperatura, Andaraí no sábado, pode registrar mínima de 15ºC e máxima de 31ºC, enquanto que no domingo a mínima pode chegar em 17ºC e máxima de 30ºC.

Em Mucugê, a mínima pode alcançar 14ºC e a máxima 29ºC no sábado e no domingo, a temperatura pode variar entre 16ºC e 28ºC. Iraquara tem tendência de mínima, no sábado, em 17ºC e máxima de 27ºC e no domingo, mínima de 18ºC e máxima de 27ºC.

O tempo será bom para caminhadas | FOTO: Jornal da Chapada |

O município de Ibicoara pode sentir mínima de 13ºC e máxima de 29ºC no sábado, enquanto que no domingo, a mínima pode alcançar 16ºC e máxima 28ºC.

Em Rio de Contas, Itaberaba e Iaçu a situação climática registra uma pequena diferença. No sábado, ao invés de tempo encoberto como demais municípios no início da manhã, a cidade registra tempo encoberto, mas a tarde e noite o céu volta a ficar forte.

Rio de Contas contará com mínima de 15ºC e máxima de 33ºC no sábado. O domingo será de poucas nuvens, com mínima de 16ºC e máxima de 31ºC. E Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, terá mínima de 19ºC e máxima de 30ºC no sábado, além de mínima de 21ºC e máxima de 30ºC no domingo. Já Iaçu terá mínima de 18ºC no sábado, além de máxima de 32ºC, enquanto que no domingo, a temperatura pode variar entre 20ºC e 30ºC.

Trilhas
O brigadista da Cifa, Homero Vieira, deu dicas de trilhas para essas regiões, com dificuldade média. Em Lençóis, ele destacou Serrano, Poço do Diabo; em Andaraí: Pedra do Urubu e Ramalho; no município de Mucugê: Projeto Sempre Viva; em Iraquara: Lapa Doce e Torrinha; em Rio de Contas: os três picos mais altos do Nordeste, sendo Barbado, Almas e Comunidade de Mato Grosso.

Ele destacou também trilhas em Palmeiras: Pai Inácio e Cachoeira da Fumaça, além de ressaltar o Poço Azul e Poço Encantado, ambos em Nova Redenção e Itaetê, respectivamente. Em Iaçu, há balneários do Rio Paraguaçu, que são contemplados, inclusive, por moradores de Itaberaba durante os finais de semana.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas