Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Sem vagas para internações, Barra da Estiva registra mais um óbito por complicações da covid-19 e número sobe para 15

Barra da Estiva segue com ações para conter a doença | FOTO: Montagem do JC |

Sem leitos disponíveis para internamento de paciente com covid-19, o município de Barra da Estiva, ao sul da Chapada Diamantina, registrou neste sábado (22) o seu 15° óbito por complicações da covid-19 e faz um alerta para a população sobre a situação atual. Os dados são atualizados cotidianamente pela Secretaria Municipal de Saúde nas redes sociais da prefeitura e o aumento de infecção foi considerável.

Barra da Estiva também teve um aumento no número de infectados, assim como outros municípios da região chapadeira. Atualmente são 130 casos ativos da doença infectocontagiosa e tem 76 casos em investigação com suspeita de terem contraído o vírus. Nas últimas 24h foram nove pessoas identificadas com covid. No total, dos 1.880 contaminados, 1.735 conseguiram vencer a doença. Foram 50 curados em um dia.

Por conta desse aumento de contágio, que levou à lotação dos eleitos disponíveis no hospital municipal, o secretário de Saúde do município, Eudes Alves, fez um apelo para a população e explicou que a maioria doa casos tem acontecido nos domicílios, dentro do convívio familiar, e a tendência é que isso possar aumentar o número de óbitos.

“Há contaminações quando um parente vai visitar o outro sem o uso de máscara, sem respeitar o distanciamento, havendo contatos próximos. Há contaminações também nas comemorações, nos aniversários, nos churrascos, nas farras de finais de semana. E há contaminações no ambiente de trabalho ou nas ruas onde as pessoas podem estar sem máscara e sem respeitar o distanciamento social”, descreve o titular Eudes Alves.

Ele explica, ainda, que quanto maior for o número de contaminados, maior será a probabilidade de aumento de internações e, infelizmente, de óbitos. “Devido às mutações do vírus, a covid está mais letal. Está matando mais pessoas. Tem pessoas que serão assintomáticas, que têm sintomas leves, porém tem pessoas que irão se agravar e mesmo tendo acesso a UTIs, não é garantido que essas pessoas vão se salvar”, destaca Eudes.

A gestão reforça a importância de seguir as medidas de segurança mais severas e os decretos em vigência no país, no estado e no município. Se for visitar alguém, use máscaras e mantenha o distanciamento. Evitar aglomerações e não promover festas também é cobrado. A população deve seguir as orientações para evitar a proliferação do vírus.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas