Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: País ultrapassa a marca de 450 mil mortes pela covid-19 e mais de 16 milhões de pessoas já foram contaminadas

Mortos chegam a 450 mil no Brasil | FOTO: Reprodução |

O Brasil já perdeu mais de 450 mil vidas para a covid-19, em um ano e dois meses da pandemia no país. São 450.084 mortos em razão da doença do novo coronavírus, segundo levantamento da Agência CNN, com a atualização mais recente dos dados das secretarias estaduais de saúde.

Mais cedo, em seu balanço diário, o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) registrou 790 confirmadas nas últimas 24 horas. O Brasil é o segundo país com mais vítimas fatais da covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que perderam 590 mil vidas para a doença, segundo painel da Universidade Johns Hopkins.

O levantamento da CNN verifica um total de 16.123.815 casos confirmados da covid-19 no país. De acordo com a plataforma da Johns Hopkins, é o terceiro maior número, atrás dos Estados Unidos (33,1 milhões) e da Índia, que foi a 26,7 milhões diante do efeito de uma variante do novo coronavírus recém-identificada no Brasil.

Dados mais recentes da Agência CNN identificam que o Brasil é o quarto país que mais aplicou doses de vacinas contra a Covid-19, mas fica apenas no 63º lugar quando se considera o número de vacinados em proporção com o total da população brasileira, com 29,36 doses a cada 100 habitantes.

Investigação
Os números atualizados de vítimas fatais da pandemia têm sido frequentemente repercutidos em um foro instalado para investigar as causas do agravamento da doença no país, a CPI da Pandemia instaurada no Senado Federal.

A comissão investiga ações e omissões do governo federal que possam ter piorado a situação da Covid-19 no Brasil, bem como possível mal uso de verbas federais repassadas a estados e municípios.

Nesta semana, a CPI tem duas oitivas agendadas. Nesta terça-feira (25), os senadores ouvem a médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, que ficou conhecida como “Capitã Cloroquina” pela defesa do uso do medicamento, sem eficácia comprovada contra a covid-19.

Na quinta-feira (27), é a vez de Dimas Covas, diretor-presidente do Instituto Butantan, responsável no Brasil pela vacina Coronavac. Ele será ouvido pelos senadores para tratar das negociações para aquisição de vacinas. As informações são da CNN Brasil.

Leia também

#AoVivo: Mayra Pinheiro, a ‘capitã cloroquina’, presta depoimento na CPI do Genocídio; siga aqui

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas