Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Com agência do Banco do Brasil desativada, moradores de Piatã terão que viajar para Rio de Contas

Prefeito de Piatã diz que através do BB não circulava muito dinheiro na cidade | FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil |

Com o fechamento das agências e postos de atendimentos do Banco do Brasil (BB) sendo colocado em prática neste primeiro semestre do ano, os residentes de Piatã, na Chapada Diamantina, que possuem conta na agência, terão que se deslocar para o BB que fica no município de Rio de Contas, também na Chapada, só que distante cerca de 103 quilômetros.

O gestor municipal, Marcos Paulo (PDT), ressalta que Piatã conta com a agência do Banco Bradesco, por onde é paga a folha da prefeitura e da Câmara, e que pode ser uma opção para os moradores. “O [Banco] Brasil em nossa cidade era apenas um posto avançado com pouca estrutura”, pontua o prefeito ao Jornal da Chapada (JC).

“O BB aqui não circulava muito dinheiro devido à falta de estrutura, pois desde o último assalto, há uns quatro anos, nem dinheiro no caixa rápido tinha mais”, informa o gestor.

Ainda conforme o prefeito, os residentes não tiveram o Banco do Brasil como o seu banco principal e que o maior prejuízo “é dos funcionários públicos do estado que recebem pelo BB. Mas com certeza não deixa de ser ruim para a economia local e lamentamos muito o fechamento do nosso posto aqui”, diz.

O prefeito de Piatã Marcos Paulo | FOTO: Divulgação |

Na Chapada, Abaíra também terá a sua agência fechada. Ao total, na Bahia, esse número chega a 29, contabilizando as agências que tiveram as atividades suspensas, assim como as que foram transformadas em postos sem movimentação de dinheiro, de acordo com dados do Sindicato dos Bancários da Bahia.

Por meio de nota, o sindicato afirmou que o novo plano de reestruturação implementado pelo banco contribui para o desmonte da empresa. “A direção do Banco do Brasil fecha centenas de agências e demite 5 mil funcionários, com o novo plano de reestruturação, que, na prática, desmonta a empresa. Diante da ofensiva, o movimento sindical amplia as ações em defesa das estatais”, disse.

O fechamento das agências do BB foi aprovado pelo Conselho de Administração do banco dentro do plano estratégico para o quinquênio 2021-2025. Além do fechamento de 361 unidades de atendimento, para reduzir despesas, foi adotado também um plano de demissão voluntária, que teve 5,5 mil adesões.

Através de nota, o Banco do Brasil informou que ativou a intenção de fechamento de 46 agências na Bahia. Além disso, pontuou que os clientes atingidos estão sendo direcionados para outras agências em outras cidades, com distância média de 25 quilômetros. Jornal da Chapada com informações de Agência Sertão e G1 Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas