Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Destinos isolados, como a região chapadeira, são priorizados por agentes de viagens

A Chapada Diamantina é um dos destinos mais procurados por turistas | FOTO: Túlio Saraiva |

Em meio à crise no turismo, durante esta pandemia de covid-19, os agentes de viagens transformaram seus negócios, passando a priorizar, principalmente, os destinos isolados, como a Chapada Diamantina. Na empresa ‘Softour Viagens e Turismo’, os roteiros mudaram dos destinos internacionais para as regiões isoladas no próprio Brasil, sendo um desses locais a região chapadeira, repleta de belezas naturais.

“As pessoas estão redescobrindo o Brasil”, diz Patrícia Chaddad, 51, proprietária da ‘Softour’. Desde o início da pandemia e consequentemente as restrições, em março de 2020, no mínimo, metade das agências de turismo no país precisou reduzir e reestruturar as equipes, de acordo com Fátima Bezerra, diretora nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

O agente de viagem tem sido contratado, inclusive, para esclarecer protocolos sanitários, em meio à pandemia. “Não basta escolher um lugar aberto a brasileiros. Hoje, o turista deve ficar atento a eventuais conexões em países com regras diferentes, preenchimentos de formulários online, teste PCR para coronavírus e uma série de outras medidas”, diz Bezerra, da Abav, ao complementar que a importância do papel do agente de viagem triplicou.

As mudanças são monitoradas pelos profissionais em sites de consulados, embaixadas e associações internacionais. Algumas agências possuem, inclusive, software de integração com operadoras do exterior, o que agiliza a troca de informações sobre regras sanitárias. Jornal da Chapada com informações de Folha de São Paulo.

Sair da versão mobile