Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradora de Utinga se recupera da covid após 23 dias internada; município tem 122 casos ativos da doença

Moradora passou 23 dias internada no Hospital Couto Maia | FOTO: Divulgação/Acervo Pessoal |

A moradora Tercia Maria Rodrigues dos Santos, de 43 anos, do município de Utinga, na Chapada Diamantina, recebeu alta na última terça-feira (25), do Hospital Couto Maia, em Salvador, após se recuperar da covid-19. Ela, que reside na rua ‘Vila Nova’ e havia sido internada no dia 2 de maio, comemorou a cura, junto aos profissionais da unidade hospitalar.

De acordo com apuração do Jornal da Chapada (JC), a utinguense já havia se infectado com o novo coronavírus, mas contraiu o vírus pela segunda vez. Na primeira infecção, ela conta que não perdeu o olfato e nem o paladar, mas sentiu febre e cansaço.

Nesta segunda vez ela perdeu o olfato, paladar, teve febre, diarreia e dor no corpo, além de muito cansaço. “Perdi peso e perdi a força”, conta, ao relatar que passou 23 dias internada. Tercia comenta que ficou no oxigênio por vários dias. “Ainda não recuperei minhas forças, ainda estou fraca, não foi fácil”, ressalta.

Em redes sociais, a prefeitura de Utinga comemora a recuperação de Tercia. “Estamos muito felizes com está boa notícia, e fazemos questão de compartilhar com vocês. Quando um paciente vence a covid, todos nós vencemos junto com ele. Este é o sentimento de nossa equipe de saúde”. A gestão também pede para que os moradores continuem se cuidando e seguindo as orientações sanitárias.

Boletim epidemiológico
O município de Utinga, na Chapada Diamantina, contabiliza 1.265 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (26) pela Secretaria de Saúde Municipal (SMS). Desse, são 122 casos ativos, 13 vítimas fatais pela doença, 1.130 casos recuperados, além de 346 suspeitos e 463 sendo monitorados por equipes de saúde.

Por região, a sede de Utinga contabiliza 84 pacientes com o vírus ativo. Enquanto que, na zona rural há 30 pessoas infectadas com a covid-19. As equipes de saúde do município chapadeiro já contabilizaram mais de 5 mil casos descartados e continuam com ações para conter o vírus na região. Também é contínua a programação de vacinação, assim que novas doses for chegando as equipes aplicam nos moradores.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas