Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Mulher de 77 anos que assinou termo para não tomar vacina morre de covid no Rio Grande do Sul

O anúncio do falecimento foi comunicado pela prefeitura | FOTO: Divulgação/PML |

Uma mulher de 77 anos que havia assinado um termo de recusa à vacina contra a Covid-19 faleceu no último domingo (23) em decorrência da doença provocada pelo Sars-Cov-2, na cidade de Esperança do Sul (RS). O anúncio do falecimento foi comunicado pela prefeitura do município na quarta-feira (26), que divulgou no Facebook que a idosa assinou um termo para não ser imunizada.

“Como a vacina do Covid-19 é opcional e não obrigatória, a idosa optou por não ser imunizada, através da assinatura de um termo de recusa, medida sugerida pela Coordenadoria Regional de Saúde, este referido termo é assinado por todos os pacientes que decidem não tomarem a vacina”, informou a prefeitura.

“Sabe-se que hoje as vacinas existentes não protegem 100% a pessoa imunizada de se contaminar, porém previnem que a doença evolua para os casos mais graves, onde exigem internações e que podem levar ao óbito. Abaixo disponibilizamos uma imagem do modelo deste termo”, completou.

Em entrevista à jornalista Fernanda Canofre, da Folha de S. Paulo, o secretário municipal de Saúde, Ademir Villers da Cruz, criticou a postura de “formadores de opinião, como alguns políticos”.

“O que eu penso, não estou falando por pacientes, muita informação desencontrada por formadores de opinião, como alguns políticos, não temos um alinhamento nacional, aí as comunidades mais distantes ou carentes de informação acabam tirando conclusão do que escutam nas mídias de algumas lideranças”, afirmou. A redação é do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile