Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Primeiro seminário de ovinocaprinocultura amplia debates sobre o tema com criadores em Nova Redenção

A intenção é desenvolver o setor na região | FOTO: Divulgação/PMNR |

A prefeitura de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, promoveu o primeiro Seminário de Ovinocaprinocultura nesta sexta-feira (28). O evento aconteceu no Centro Cultural Consuêdes Benevides e focou na criação e desenvolvimento da cadeia produtiva de ovinos e caprinos no município, como atividade produtiva e rentável para os produtores locais.

A mesa de abertura dos trabalhos foi composta por Silvio Ribeiro, secretário municipal de Agricultura, Ivan Soares, secretário municipal de Governo, Ronilton Almeida, assessor de gabinete, doutor Bernardo Azevedo, especialista na área de ovino e caprino, além dos palestrantes Venício Carvalho, doutor em zootecnia, e Mateus Oliveira, técnico em agropecuária. Este último, representando o Frigorífico especializado na produção e comercialização de carnes especiais de cordeiros e cabritos (Frig/Bahia).

O evento começou por volta das 8 horas, com café da manhã servido aos produtores rurais e na abertura do evento, foi justificada a ausência da prefeita do município Guilma Soares (PT), que estava em um outro compromisso externo.

Após a leitura da programação, exposição do seminário, debates e orientações dos técnicos ao público, foi servido um almoço na Cozinha Comunitária e, logo depois, a programação seguiu no turno da tarde, com visitação a uma propriedade rural, na comunidade do Adriano, onde foi realizada uma oficina de campo, sobre práticas gerais de produção e manejo da caprinocultura.

A jovem produtora Ittamara Teixeira, comentou sobre o evento. “Aprendi que o manejo correto melhora os resultados e quando se cria parcerias fortalece a agricultura familiar”, disse. Para o secretário de Governo, Ivan Soares, o projeto tem tudo para dar certo em Nova Redenção.

“O objetivo é desenvolver as cadeias produtivas do município, que é potencialmente agrícola e possui boas terras, sem falar, que são banhadas, boa parte, pelo Rio Paraguaçu. Temos vários exemplos de outras cidades que começaram com produções pequenas e depois instalaram grandes frigoríficos. A vontade de produzir e se organizar temos de sobra”, declara o secretário Ivan.

Destaque para o zootecnista Romário Santos e os médicos veterinários Joaquim Neto e Kauã Carvalho, que também marcaram presença no seminário. Vale ressaltar, que o evento seguiu os protocolos de segurança contra a covid-19, como distanciamento das cadeiras, distribuição de máscaras e álcool em gel. Jornal da Chapada com texto base de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas