Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Bebê nasce com anticorpos contra covid em Vitória da Conquista mesmo a mãe não sendo vacinada

A mãe da criança contraiu o vírus antes de engravidar | FOTO: Ilustração/FreePik |

O município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, registrou mais um bebê que nasceu com anticorpos para a covid-19 no estado. O pequeno Pietro Kevin Brito Barbosa, nascido há apenas 10 dias no município, passou por exame sorológico que detectou a proteção contra o coronavírus. O menino nasceu no dia 24 de maio com pouco mais de dois quilos. A mãe dele, Grace Kelly Brito Silva, de 25 anos, trabalha como auxiliar de farmácia e intensivista na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente, que fica no município.

Ela disse estar feliz com a notícia. Grace Kelly teve Covid-19 dois meses antes de ficar grávida. O médico que solicitou o exame, feito em um laboratório privado da cidade, relata que a mulher não foi vacinada contra a Covid-19. “Ela teve Covid antes da gestação, não foi vacinada. Uns dias atrás, teve a realização da sorologia que demonstrou, evidenciou, a presença dos anticorpos na criança, demonstrando que foi passada de mãe para criança”, conta Alysson Amaral.

Outros casos
No dia 26 de maio, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que um bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19 em Salvador, após a mãe dele ser vacinada quando ainda estava grávida. Esse foi o primeiro registro de recém-nascido com a imunidade na Bahia, desde o início da vacinação. Dois depois, a família de outro bebê informou que, após ter feito teste de sorologia, o pequeno Ravi testou positivo para os anticorpos.

Ele nasceu em 1º de maio, no Hospital Regional de Irecê, e o exame foi feito em um laboratório privado, por isso não tinha sido registrado anteriormente pela Sesab. Na última terça-feira (1º) em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, dois bebês também testaram positivo para os anticorpos contra a Covid-19. Uma das crianças, Cecília, nasceu no dia 5 de maio, em um hospital particular.

Ela é filha de uma enfermeira, que já tinha tomado as duas doses da vacina ainda na gestação. A outra criança nasceu em 24 de maio, no Hospital Estadual da Criança (HEC). Enzo é filho da enfermeira Gabriele de Carvalho Moraes, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do HCEC. A redação é do site G1 BA

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas