Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Policiais militares fazem ‘festa’ e cantam parabéns para jovem preso no dia do aniversário de 18 anos

O jovem aparece sentado em frente a uma mesa, de cabeça baixo | FOTO: Reprodução/Redes Sociais |

Policiais militares do Rio Grande do Norte (RN) humilharam um rapaz de 18 anos que foi preso no dia do aniversário, no último sábado (5). Com direito a bolo e refrigerante, os agentes fizeram uma ‘festa’ e cantaram parabéns para ‘comemorar’ o aniversário do rapaz, suspeito de roubar um aparelho de som de carro.

Em vídeo gravado por um dos policiais, o jovem aparece sentado em frente a uma mesa, de cabeça baixa. Um dos agentes pede para que ele corte um pedaço do bolo, que é oferecido à vítima do furto e o segundo é dado a mãe do suspeito, que o acompanhou até a delegacia.

As imagens circularam nas redes sociais e receberam críticas de artistas e ativistas. “Não acho esse vídeo nada engraçado. Ver um irmão de 18 anos ser preso no dia do aniversário, dentro de um caminho que não desejo a ninguém que vem de onde eu vim, dói no coração”, escreveu o rapper Coruja BC1, no Twitter.

“Pensar formas para que a nossa juventude mais pobre não chegue ao crime, é algo que é pouco discutido mas é a única forma real de diminuir a violência. Educação, moradia, cultura, emprego eu acredito que são os únicos caminhos pra realmente diminuir a criminalidade”, completou.

Para a jurista Tânia Maria Saraiva de Oliveira, membra da Coordenação Executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), a cena configura em abuso de autoridade.

“Esse é o típico caso de submissão a situação vexatória e constrangimento ilegal”, opinou, em entrevista à Fórum. “Mesmo sem violência há a redução de sua capacidade de resistência, já que ele se encontra cativo pela polícia. E o deboche ser filmado e exposto é grave”, completou.

A Polícia Militar informou que vai instaurar um procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos.

Cara na boa, não acho esse vídeo nada engraçado. Ver um irmão de 18 anos ser preso no dia do aniversário, dentro de um caminho que não desejo a ninguém que vem de onde eu vim, dói no coração. A redação é do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas