Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Bolsonaro intercedeu por empresas em ligação com primeiro ministro da Índia para comprar insumos para fabricar cloroquina

O presidente da República Jair Messias Bolsonaro | FOTO: Divulgação |

O presidente Jair Bolsonaro atuou diretamente em favor de duas empresas privadas solicitando ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em abril do ano passado que acelerasse a exportação de insumos para a fabricação de hidroxicloroquina, revela reportagem do jornal ‘O Globo’.

De acordo com a publicação, “um telegrama secreto do Ministério das Relações Exteriores em posse da CPI da Covid no Senado e obtido pelo ‘O Globo’ contém a transcrição do telefonema feito por Bolsonaro no qual o presidente cita nominalmente as empresas EMS e Apsen ao pedir que a Índia liberasse a exportação dos produtos.

Senadores da comissão avaliam que a ligação é prova importante do envolvimento pessoal do presidente com o fornecimento para o Brasil do remédio sem eficácia”. Ainda segundo o jornal as duas empresas beneficiadas diretamente pela atuação são comandadas por empresários que têm relações com o bolsonarismo. O presidente da Apsen, Renato Spallicci, é um apoiador de Bolsonaro.

“O CEO da EMS, Carlos Sanchez, já foi recebido por Bolsonaro para reuniões no Palácio do Planalto e participou recentemente de jantar com empresários realizado em São Paulo no qual o presidente foi ovacionado”, relata a reportagem. A redação é do site Política Livre com dados do jornal ‘O Globo’.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas