Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Polícia Federal cumpre mandados de busca na casa de prefeito do município de Candeias

Ação na casa do prefeito de Candeias mira a mulher do gestor | FOTO: Divulgação |

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) iniciaram uma operação na manhã desta sexta-feira (11) na cidade de Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A casa do prefeito, Pitágoras Alves (PP), sede da prefeitura e Secretaria de Saúde do município estão sendo alvos de mandados de busca.

A operação investiga desvio de recursos públicos, após uma denúncia envolvendo a compra de respiradores e máscaras de proteção contra a covid-19 no ano de 2020.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o gestor municipal não é o alvo da operação, mas sim a primeira-dama, que era secretária de Saúde. A Polícia Federal (PF) ainda não confirmou essa informação.

No mês de julho do ano passado, a Câmara Municipal da cidade tentou afastar o prefeito por superfaturamento na compra dos respiradores. No entanto, Pitágoras não chegou a sair temporariamente do cargo já que a Justiça cancelou a decisão da Casa Legislativa.

A denúncia gira em torno de uma compra feita sem licitação junto à empresa Manupa Comércio, Exportação, Importação de Equipamentos e Veículos Adaptado Eireli. Foram oito respiradores comprados no valor de R$ 175.000,00 (cento e setenta e cinco mil), totalizando R$ 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais), cada um. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia e Bnews.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas