Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Bonito está entre as duas cidades baianas que já vacinam pessoas com mais de 25 anos sem comorbidades

Em Bonito, população jovem já está se vacinando, mesmo sem comorbidades | FOTO: Divulgação |

O município de Bonito, na Chapada Diamantina, está fazendo jus ao seu nome. A cidade já está vacinando pessoas que possuem 25 anos ou mais, mesmo que sem comorbidades. Além disso, os agentes de saúde do município já imunizaram 75% das pessoas com 18 anos ou mais, o que a coloca no primeiro lugar na lista de cidades onde a vacinação está mais acelerada, conforme dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Segundo a pasta, na verdade, a cidade campeã na vacinação seria Maetinga, que é o menor município baiano, com apenas 2,8 mil habitantes, de acordo com a projeção mais atualizada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, a prefeitura contesta o cálculo do órgão e afirma que, só de cadastros feitos nas unidades de saúde, são quase 8 mil.

Se os dados de população estivessem corretos, Maetinga teria vacinado 95% do público-alvo. No entanto, o município ainda não conseguiu concluir a imunização dos grupos prioritários para começar a vacinar por idade. “Nós estamos cobrando um novo censo. A Sesab está ciente dessa situação. Inclusive, a prefeita já cobrou ao governador o envio de uma maior quantidade de vacina”, disse Sabrina Souza, secretária de Saúde de Maetinga.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Bonito, Izabel Martins, explicou como é possível faltar doses da vacina em uma cidade e sobrar tanto em outra, a ponto de a imunização estar acelerada. Segundo ela, o fenômeno é explicado pela quantidade de grupos quilombolas que moram no município de 17 mil habitantes. No total, são 15 comunidades que representam, na prática, toda a zona rural.

Os quilombolas fazem parte dos grupos prioritários e todos com mais de 18 anos podem ser vacinados. “Eles fizeram um movimento para serem incluídos na vacinação e conseguiram, o que é bom para a gente. Quando soubemos que essas doses iriam vir para eles, montamos uma verdadeira força tarefa, fora as equipes que já trabalham nas comunidades, para acelerar a vacinação. Agora estamos vacinando apenas quem mora na sede do município”, explica Izabel.

Segundo a Sesab, o critério para distribuição das vacinas, como determinado pelo Ministério da Saúde, é o populacional. “São tomadas como base informações de órgãos oficiais como o IBGE. Além disso, são levados em consideração dados de campanhas de vacinação anteriores”, informou o órgão. O quantitativo de vacinas já distribuídas para cada município está disponível no site da pasta.

Se não faltar imunizantes, a previsão da Vigilância Epidemiológica de Bonito é de que os povos quilombolas comecem a tomar a segunda dose nesse mês de junho. Se todos completarem o esquema vacinal, é possível que a cidade seja a primeira da Bahia a atingir 75% da população imunizada com as duas doses, índice apontado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) para que seja gerada uma imunidade coletiva na população.

“Foi em março que começamos a vacinar os quilombolas. Todos receberam doses da AstraZeneca. Na época, o município ainda estava na faixa dos idosos de 70 anos. Nós divulgamos a toda população que vaciná-los era um direito deles. Não foi uma decisão nossa, só cumprimos o que tinha ficado decidido. E a gente também foi explicando que a vacina ia chegar para todos, o que está se concretizando agora”, comemora Izabel.

A coordenadora alerta que se você não reside no município, não adianta tentar visitar a cidade para ‘furar a fila’ da vacina. “Nós vacinamos pessoas que residem e são cadastradas pela equipe de saúde de família. Tem um cartão da família que precisa ser apresentado e que comprova que a pessoa mora na cidade. Eu mesmo tenho familiar que está querendo vir pra cá, mas já disse que não é bem assim. As pessoas precisam ter consciência para que não faltem doses para quem de fato mora na cidade”, pontua.

O outro município que já está vacinando pessoas com 25 anos ou mais, sem comorbidades, é Filadélfia. O município de 16 mil habitantes, localizado no Centro-Norte baiano, já imunizou 67% do público-alvo com pelo menos a primeira dose. Em Filadélfia, a vacinação está sendo mais flexível. Se uma pessoa não morar na cidade, mas tiver domicilio ou algum documento que indique o pertencimento ao município, ela conseguirá ser vacinada.

“Pode ser o cartão do SUS, o título de eleitor, o comprovante de residência. Tem gente que mora em Salvador, mas nasceu aqui, tem família aqui e veio aqui se vacinar. Eu não acho que isso seja um problema, pois o nosso objetivo enquanto brasileiros é imunizar o máximo de pessoas possíveis com as duas doses. Temos que nos livrar desse vírus e, para isso, tem que ter vacina”, defende o prefeito Louro Maia (DEM). Jornal da Chapada com informações de Correio 24 horas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas