Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Presidente do TCU pede para a PF investigar auditor suspeito de criar relatório falso sobre covid

o auditor Alexandre Figueiredo Marques | FOTO: Reprodução/YouTube |

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, pediu para a Polícia Federal (PF) abrir investigação sobre o auditor Alexandre Figueiredo Marques, suspeito de produziu um relatório falso apontando uma “supernotificação” de mortes por covid no país.

“Com meus cordiais cumprimentos, solicito os bons préstimos de Vossa Senhoria no sentido de promover a abertura de inquérito policial para apurar eventuais ilícitos penais praticados pelo Auditor Federal de Controle Externo deste Tribunal Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques”, escreveu Arraes em ofício enviado ao diretor-geral da PF, Paulo Maiurino.

O auditor foi afastado por 60 dias e responde a um processo administrativo disciplinar que tramita em sigilo. Na segunda-feira (7) da semana passada, o presidente Jair Bolsonaro citou o documento como se tivesse sido produzido pelo próprio tribunal.

Com base na nota não oficial, o presidente afirmou que metade das mortes atribuídas à Covid no ano passado teriam sido registradas de modo incorreto ou fraudulento. O TCU negou na última terça-feira (8) a autoria do documento e frisou que as conclusões presentes na nota não têm respaldo em nenhuma fiscalização da Corte.A redação é do portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas