Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba tem primeiro bebê que nasce com anticorpos contra covid-19; prefeito aponta eficácia da vacina

A mãe da criança foi um das primeiras gestantes a tomar a CoronaVac | FOTO: Divulgação/Acervo Pessoal |

Uma criança nascida no primeiro dia do mês de junho, no Hospital Geral de Itaberaba (HGI), é o primeiro bebê nascido com anticorpos contra a covid-19 no município portal de entrada da Chapada Diamantina. Segundo informações apuradas pelo Jornal da Chapada, a bebê nasceu com 2.889 gramas e 46 centímetros. Ela é filha de Samira Moreira, que fez todo o pré-natal na rede pública de Itaberaba e foi vacinada contra o coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A enfermeira Lana e a mãe da bebê | FOTO: Divulgação/Acervo Pessoal |

Conforme dados da enfermeira Lana Moraes, a mãe da bebê teve todos os exames e procedimentos garantidos, além de uma assistência de qualidade na atenção ao pré-natal no Posto de Saúde do Centro. Samira teve acesso a todo o acompanhamento obstétrico pela ‘Rede Vida Itaberaba’.

“Por ser portadora de hipertensão, Samira foi uma das primeiras gestantes do município a ser vacinada contra a covid-19 com a vacina CoronaVac”, salienta Lana Moraes, em contato com o Jornal da Chapada. Ainda segundo a enfermeira, outros exames sorológicos serão realizados futuramente no bebê para averiguar a duração desta imunidade.

“Esse fato é motivo de muita alegria. Vale salientar que o exame de imunocromatografia realizado no sexto dia de vida da criança, mostra que ela é valente e guerreira, venceu a hipertensão materna e já nasceu com sinais de imunidade contra a covid-19”, completa Moraes.

“Se a prefeitura de Itaberaba quiser vir aqui em casa para maiores informações, estamos à inteira disposição, precisamos divulgar para o mundo que Itaberaba já tem o primeiro bebê imune à covid-19”, celebra a avó da criança, Vitória Moreira.

Atuação das equipes de saúde
Para o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), essa notícia é motivo de celebrar. “Garantir que a vacina chegue aos nossos munícipes é nossa prioridade, acredito que a vacina salva muitas vidas. Ver uma bebê com anticorpos contra covid-19, nascida de uma gestante vacinada mostra a eficácia da vacina e o quanto o nosso trabalho tem contribuído para a saúde do povo”.

O secretário de Saúde de Itaberaba João Rodrigues e o prefeito Ricardo Mascarenhas | FOTO: Divulgação |

Ricardo ainda diz que “a imunidade dessa criança mostra que a vacina conseguiu transferir a memória imunológica da mãe para o bebê e é também um importante passo no monitoramento dos casos e para novas discussões sobre vacinação de gestantes”. Ele diz estar atento à chegada de mais remessas de imunizante para o município chapadeiro.

Procurado pelo Jornal da Chapada, o secretário municipal de Saúde, João Rodrigues, corrobora com o depoimento do prefeito Ricardo e diz que “Itaberaba está sendo reconhecida regionalmente pelo excelente trabalho realizado na atenção ao pré-natal e, também, tem sido destaque nas estratégias de vacinação contra a covid-19. Não medindo esforços para que com agilidade e compromisso a população municipal seja vacinada”, sintetiza o titular.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas