Após o intitulado ato ’29M’, que mobilizou mais de 420 mil pessoas, segundo organizadores, contra o governo Jair Bolsonaro no dia 29 de maio, em todas as capitais brasileiras, movimentos populares organizam uma nova manifestação presencial, que deve ocorrer neste sábado (19).
Com diferentes programações, cidades da Chapada Diamantina, além da Bahia, do Nordeste e de todo o Brasil contarão com o ato, que pede o afastamento do atual presidente da República.
Segundo o Portal Vale do Capão, na região de Palmeiras, por exemplo, o protesto vai iniciar às 15h, no Rufino Rocha (atual sede do anexo Caeté-Açu da escola estadual Nilde Xavier de Palmeiras), onde os manifestantes se encontrarão e farão uma caminhada até a Vila (praça do Coreto) para encontrar mais manifestantes às 16 horas.
O evento no país contará com bandeiras como ‘Fora Bolsonaro’, pedido pela ampla campanha de vacinação, volta do auxílio emergencial de R$600, combate ao racismo, valorização da saúde, educação e dos serviços públicos, pedidos de saída do ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, proteção dos povos indígenas, dentre outros.
Além disso, devem ser destacadas possíveis falhas no combate ao coronavírus por parte do governo federal. O ato também vai acontecer virtualmente com #19JForaBolsonaro e outras atividades simbólicas.
Segundo o diretório municipal do PT de Salvador, que faz parte do Comitê Nacional Fora Bolsonaro, o número de manifestantes será maior do que o último ato, em 29 de maio, que contou com mais de cinco mil pessoas apenas na capital baiana.
Conforme informações do veículo Brasil de Fato, as manifestações em Salvador devem iniciar às 14h, saindo do Largo do Campo Grande até o Farol da Barra. Já em Jacobina, Chapada Norte, o ato deve começar às 8h30, na Praça do Garimpeiro.
Jornal da Chapada