Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Fiscalização unificada da Adab percorre nove municípios da região chapadeira

A extensão territorial baiana é um desafio rotineiro e a Desate

Iniciada em 2020, a Defesa Sanitária Agropecuária Territorial (Desate), programa intersetorial da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), envolve ações unificadas de fiscalização para garantir a defesa sanitária nas áreas vegetal, animal e de inspeção e, durante uma semana, agentes lotados em escritórios da autarquia no Território Piemonte da Diamantina (Chapada Norte), atuaram na vistoria de revendas de agrotóxicos, vacinas e remédios veterinários, realizando ainda o cadastramento de propriedades para otimizar as estratégias de defesa sanitária.

Uma granja de suínos em Jacobina que atuava sem regulamentação foi visitada pelos agentes durante a operação. “Os produtores são co-responsáveis pela manutenção do status de Bahia zona livre de Aftosa e os suínos têm potencial maior na disseminação de doenças, como a FA. Eles foram orientados a realizar o cadastro”, enfatiza Suely Brito, coordenadora do Projeto Fitossanitário dos Citros e presente à operação.

As equipes contaram com médicos veterinários, agrônomos, técnicos agropecuários e motoristas que realizaram a fiscalização em barreiras fixas e móveis e estabelecimentos de Miguel Calmon, Jacobina, Mirangaba, Caem, Várzea Nova, Ourolândia, Serrolândia, Saúde e Umburanas, com apoio de policiais militares. Um drone para captação de imagens aéreas auxiliou os agentes durante a revista das cargas agropecuárias em trânsito.

Uma granja de suínos em Jacobina que atuava sem regulamentação foi visitada pelos agentes durante a operação | FOTO: Divulgação |

“Com uma operação articulada, temos condições de avaliar de perto as atividades em propriedades rurais, lixões, casas de material de construção, revendas, orientando para que seja realizado o cadastramento de propriedades e rebanhos, culturas vegetais e regularização do abate de animais, ou seja, ações otimizadas para que possamos monitorar as regiões da Bahia que faz divisa com oito estados”, relata Celso Duarte Filho, diretor-geral da Adab. A extensão territorial baiana é um desafio rotineiro e a Desate surge como modelo integrado que tem surtido efeitos positivos.

Extensão da Bahia
“Nossa condição geográfica implica em alta vulnerabilidade à introdução de pragas, além do aumento do uso de agrotóxicos, e a Adab dispõe do amparo legislativo para fiscalizar estes produtos (do comércio à devolução das embalagens vazias) e o trânsito de cargas. A unificação das três áreas da agência nesse modelo de fiscalização deverá ser estendido aos demais territórios”, ressalta Uillian Almeida, coordenador da Desate.

“Precisamos estar vigilantes em rotas estratégicas que possibilitem o ingresso de pragas na Bahia e também a fiscalização sobre os agrotóxicos que é regulado pela autarquia, devendo sua utilização estar condicionada à receita agronômica constando dose ideal de aplicação e acompanhada pelo responsável técnico da revenda, que garanta controle eficiente para evitar que os alimentos com resíduos sejam consumidos, causando sérios riscos à saúde pública”, conclui o diretor-geral da Adab. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas