Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Após ser ameaçado, vendedor de sopa é surpreendido por união de moradores em Salvador; “Fiquei extremamente feliz”

| FOTO: Montagem do Correio 24 horas |

Após ter sido ameaçado por um morador na última quarta-feira (16), enquanto vendia sopas na região de Acupe de Brotas, em Salvador, o vendedor Izael Menezes, se surpreendeu pela união de moradores. “Fiquei extremamente feliz”, ressaltou sobre a surpresa, emocionado.

Seguindo a sua rotina, ele estava carregando a sua caixa de isopor com quentinhas de 500 ml de sopa. “Eu grito para que as pessoas saibam que eu estou ali”, explica. Contudo, o aviso de sua presença gerou incômodo a um morador, que fez ameaças para que Izael se calasse e saísse do local.

“Esse morador ficou incomodado. Ele já falava há algum tempo, eu achava que era brincadeira, mas dessa vez, ele gritou que ia descer, que ia fazer e acontecer. Eu tive medo. (…) Então eu peguei minha caixa e decidi ir pra casa e até parar de vender. Porque se eu não consigo vender, não consigo repor o material”, disse o vendedor, em entrevista ao Correio 24 horas.

As ameaças chegaram a ser ouvidas, inclusive, por demais moradores do condomínio. Uma moradora, Laís Brito, informou que o vendedor costuma chegar no final da tarde e escutou a pessoa ameaçando ele.

“A pessoa gritou de um jeito que não dava para saber de onde vinha, mas a pessoa disse que ele se tocasse, que estava incomodando, e que se ele não parasse de gritar que iria descer e pegar ele e que ele sumisse dali. E aquilo me partiu o coração. Ele pegou a caixinha dele e saiu”, contou ela.

O vendedor voltou para casa chorando. Com isso, Laís foi para o grupo de Whatsapp do condomínio e lamentou a ameaça sofrida pelo vendedor. Após receber apoio dos moradores, ela decidiu criar um novo grupo e colocar Izael para que as pessoas que quisessem ajudá-lo participassem.

Os moradores pediram o Pix do vendedor e enviaram contribuições para o vendedor, que passou a vender a sopa após ficar desempregado. Izael agradeceu a ajuda em um vídeo com a esposa e as três filhas. O vendedor também obteve o incentivo voltar a vender sopa no local.

Na noite desta quinta-feira (17), ao retornar, ele não precisou gritar para anunciar a sua presença, visto que um grupo de moradores já o esperava em uma fila e com gritos e aplausos nas varandas, com os gritos “Olha a sopa! Olha a sopa”, que já anunciaram a presença de Izael. A história foi divulgada inicialmente pelo jornalista Raphael Carneiro, nas redes sociais.

“Foi emocionante ver o povo gritando ‘olha a sopa’ e todos lá me esperando. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer. Foi bonito”, contou. Izael, com tantos pedidos antecipados, precisou de uma caixa bem maior do que a que trabalha normalmente para levar a sopa. A fila foi grande e em menos de meia hora, ele vendeu todo o estoque que havia preparado junto com Katiza, sua esposa.

“Fiquei extremamente feliz. Ontem eu fui dormir muito triste e hoje eu vou dormir feliz. Eu vi todo mundo se unir em prol de uma família. Foi muito bonito”, disse Laís.
“O que ele fez comigo foi uma falta de respeito com o próximo. Eu vejo muitos casos de humilhação na televisão, e até choro, mas nunca achei que poderia acontecer comigo. O cara no apartamento dele, no conforto, eu aqui embaixo, só querendo ganhar meu pão e ele incomodado e falar um negócio desse. Eu fiquei muito chateado porque a coisa já está difícil e ainda querendo tirar a gente do lugar do ganha pão, mas depois de ver o que aconteceu hoje, algo tão emocionante que só mostrou que um ameaçador não representa tantas outras pessoas”, pontuou Izael. Jornal da Chapada com informações de Correio 24 horas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas