Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Fortalecendo a rede de acolhimento e assistência à população, nova sede do Cras é inaugurada em Itaberaba

O vice-governador João Leão acompanhou o ato inaugural em Itaberaba | FOTO: Vânia Karen/Secom |

Para fortalecer ainda mais as ações de acolhimento e de assistência à população, a nova sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) II foi inaugurada nesta quarta-feira (23), no bairro ‘Batalhão’, no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. O ato inaugural foi comandado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), que recebeu a comitiva do vice-governador João Leão (PP).

A sede, uma obra de cunho social e disponível para a comunidade e adjacências, leva o nome da matriarca da família do prefeito, Hercília Dias Mascarenhas. O equipamento funcionava na antiga ‘Feira Nova’ e agora conta com uma instalação totalmente nova. A entrega contou também com a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Suzana Mattias.

O gestor municipal pontua que o Cras, fruto da emenda do deputado federal Cacá Leão (PP), é um equipamento que vai ajudar a quem mais precisa e se sente honrado em inaugurar a obra. “São pessoas que precisam de oportunidade, que precisam de espaço na sociedade, que têm uma vulnerabilidade social aqui no bairro. Então isso [a ação] vai fortalecer muito o vínculo familiar, o vínculo do idoso, do jovem e da criança, para esse equipamento ficar mais perto ainda das pessoas”, ressalta Ricardo, ao Jornal da Chapada (JC).

O mesmo sentimento foi compartilhado pela secretária municipal de Assistência Social, Suzana Mattias, que pontuou ficar feliz, por ser o primeiro Cras de construção própria. “Foi uma luta a gente conseguir esse empreendimento. Esse equipamento ficou lindíssimo, fizemos toda a normativa técnica aqui (…) Agora estamos com esse equipamento e a equipe toda disponível para atender”, informa a titular ao JC, ao pontuar ser mais uma promessa que a prefeitura vem cumprindo na cidade.

Conforme informações do prefeito progressista, o Crass II da cidade atende a mais de 2 mil famílias, distribuídas em 14 bairros. São eles: ‘Caititu’, ‘Campo do Governo’, ‘Paroquial’, ‘Loteamento Bahia’, ‘Escurinha’, ‘CONCIC’, ‘Loteamento Rodoviário’, ‘Loteamento Costa e Silva’, ‘Nova Itaberaba’, ‘São João’, ‘Derba ‘(algumas ruas), ‘Cidade Universitária’, ‘Batalhão’ e parte do ‘Centro’.

Além disso, a equipe conta com coordenador, assistentes sociais, psicólogas, educadores sociais, facilitadoras das oficinas e trabalhadores do serviço de apoio. O coordenador do Cras II, Ediclei Rosa Santos, explicou sobre o equipamento.

“Nós somos o Centro de Referência que o primeiro serviço é o de acolhimento às famílias em vulnerabilidade social. Nós também temos o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como atendemos comunidades que estão passando por algum tipo de vulnerabilidade social e risco social”, informa.

Na coordenação do Cras há quase três anos, Santos acredita que tem conseguido alcançar resultados satisfatórios. “Sabemos que a demanda e a necessidade são grandes, com a pandemia então piorou bastante a situação de famílias em vulnerabilidade e desemprego, mas estamos conseguindo a cada dia alcançar essas famílias, acolher e assistir, na medida do possível”, pontua.

Inaugurações
O prefeito Ricardo Mascarenhas ainda anunciou que, nos próximos dias, o município de Itaberaba terá a inauguração da escola Vila São Vicente, assim como do Centro Técnico Profissional. Além disso, a Policlínica será inaugurada mês que vem. “Então até agosto e setembro são muitas obras para a gente inaugurar para o povo da cidade”, celebra.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas