Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Inspirado em música latina e com elementos da região chapadeira, videoclipe de projeto musical ‘VINIIARA’ é lançado

Os artistas são do município de Ituaçu e estão com projeto em andamento | FOTO: Divulgação |

Sendo inspirado na musicalidade latina e nordestina, que possuem características como intensidade e capacidade de unir e traduzir os sentimentos de um povo de forma alegre e explosiva, o último videoclipe da primeira parte do projeto musical ‘VINIIARA’ foi lançado nas redes sociais, unindo grandes produções latinas e diferentes áreas e elementos artísticos de Ituaçu e Barra da Estiva, cidades na Chapada Diamantina.

A música escolhida foi ‘Échame La Culpa’ de Luis Fonsi e Demi Lovato, que ganhou uma releitura ousada e original através da interpretação de Iara Cristielle e VINI, artistas de Ituaçu. Vini também é responsável pelos novos arranjos musicais em parceria com o musicista e produtor musical Hilário Passos.

Com um roteiro diversificado, o videoclipe tem o objetivo de apresentar a pluralidade da cultura e de talentos existentes na região chapadeira. No projeto, os artistas buscam referenciar o potencial artístico da terra natal trazendo como inspiração grandes nomes da música nacional: Moraes Moreira, Gilberto Gil, Novos Baianos e as primeiras bandas locais de Ituaçu, como Lira e Jandira.

VINI e Iara interpretam música de Luis Fonsi e Demi Lovato | FOTO: Divulgação |

A construção do projeto ainda conta com a valorização de elementos naturais e culturais da região, onde foi buscado explorar a sensibilidade nos cenários históricos e nostálgicos da cidade.

Na última parte do projeto, especificamente, o vídeo conta com cenas gravadas em pontos turísticos de Barra da Estiva, como o Morro do Ouro e o Beco das Artes Dona Valdite, o qual contém pinturas de diversos artistas da região em muros repletos de cores vibrantes e desenhos representativos da cultura popular regional.

“O colorido e a nostalgia estão presentes ao longo de todo projeto. O enxergo como um arauto de felicidade e alegria para o atual momento que vivemos”, diz Iara Cristielle.

Inicialmente pensado em 2019, após um maior entrosamento musical nas redes sociais ocasionado pela repercussão do lançamento de ‘Lua, Sol e Forró’ – single de VINI e Rayne Almeida, composto pelo cantor Edigar Mão Branca -, ambos fomentaram a possibilidade de uma colaboração musical.

Com isso, a ideia amadureceu e frutificou com o lançamento de ‘Tangerina’, primeiro cover gravado juntos. Um ano depois, com a premissa de celebrar a parceria, nasceu ‘VINIIARA’, um projeto musical de covers, que visa demonstrar a versatilidade de ambos, através de quatro músicas distintas que mesclam elementos do forró, da música baiana, ritmos africanos e também latinos.

“Estamos vivenciando o novo normal devido à pandemia, a realidade nos impulsiona a buscar novas alternativas para explorar a criatividade. Dessa forma, construímos todo o projeto pautado na ideia de ser algo distribuído totalmente no meio digital”, comentam os artistas. Com informações de assessoria.

Assista o videoclipe de ‘Échame La Culpa’ no instagram do @Igdovini

Também disponível no canal do YouTube de Iara Cristielle

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas