De acordo com levantamento coordenado pela pesquisadora Sabine Righetti, da Universidade de Campinas (Unicamp), cerca de 140 mil doses de vacinas vencidas da Astrazeneca estão disponíveis no sistema.
https://twitter.com/binerighetti/status/1410986899255201793?s=19
Desse montante, 26 mil foram aplicados após o vencimento, especialmente em Belém (PA) e Maringá. Segundo o levantamento, mais de 100 mil doses vencidas seguem no sistema para serem aplicadas.
Segundo Sabine Righetti, “Se você recebeu Astrazeneca, confira na sua carteira de vacinação o n. do lote e veja se recebeu a dose depois do vencimento”, pois, a professora afirma que a dose vencida é considerada “inválida”. A redação é da Revista Fórum, mas a Folha fez uma matéria completa sobre o tema, confira neste link…
https://twitter.com/binerighetti/status/1410987829686161415?s=19
Nota de esclarecimento da Sesab
A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado.
Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.
A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde.