Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Com 2 anos, criança de Santa Catarina adquire anticorpos contra covid-19 pela amamentação

Criança havia sido submetida a um exame de sangue por possuir uma doença autoimune | FOTO: Divulgação |

Com dois anos e dois meses, um menino da cidade de Tubarão, em Santa Catarina, adquiriu anticorpos contra covid-19 através da amamentação, de acordo com confirmação de exames, no qual a criança foi submetida no último dia 25. A fisioterapeuta Maryucha Miranda de Oliveira, de 38 anos, mãe da criança, recebeu as duas doses da vacina da AstraZeneca e continuou amamentando o filho.

A criança havia sido submetida a um exame de sangue por possuir uma doença autoimune caracterizada por baixos níveis de plaquetas no sangue. Mas o resultado do exame de anticorpos neutralizantes confirmou a produção de anticorpos contra o coronavírus, inclusive para variantes do vírus, o que configura, de acordo com a reportagem do G1, um caso isolado.

Segundo o secretário de Saúde de Tubarão, Daisson José Trevisol, a Secretaria de Saúde do município acompanha o caso e deve notificar a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Casos na Chapada e na Bahia
Em dois municípios chapadeiros já existem bebês nascidos com anticorpos contra a covid-19 –em Itaberaba e Irecê– no qual, no portal de entrada da Chapada Diamantina, a mãe já havia concluído o esquema vacinal quando ainda gestante. Já no caso de Irecê, a segunda dose foi tomada com 38 semanas e quatro dias de nascimento da criança. (Confira aqui e aqui).

Já foram obtidos outros casos baianos também, como em Feira de Santana, em que o bebê nasceu em 24 de maio, com os anticorpos para o coronavírus. Assim como em Salvador, que a criança nasceu em 21 de maio, após a mãe já ter sido imunizada com as duas doses da vacina. (Confira aqui e aqui).

Mas diferentemente desses dois casos, em Vitória da Conquista, um bebeu nasceu com os anticorpos em 24 de maio, mesmo a mãe não tendo sido vacinada. A mãe da criança havia sido infectada pelo vírus. O resultado foi obtido através da sorologia que demonstrou a presença dos anticorpos na criança, passada da mãe para o bebê. (Confira aqui). Jornal da Chapada com informações de G1.

Leia também https://jornaldachapada.com.br/2021/06/16/chapada-itaberaba-tem-primeiro-bebe-que-nasce-com-anticorpos-contra-covid-19-prefeito-aponta-eficacia-da-vacina/

#Bahia: Bebê nasce com anticorpos contra covid em Vitória da Conquista mesmo a mãe não sendo vacinada

#Bahia: Primeiro bebê de Feira de Santana com anticorpos para a covid-19 nasce no Hospital da Criança

#Bahia: Primeiro bebê com anticorpos contra a covid-19 nasce no estado após a mãe ser imunizada

#Chapada: Com 26 dias de nascido, bebê apresenta anticorpos para covid-19 em Irecê; veja vídeo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas