Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Equipe formada por atletas de Brasília vence desafio de corrida em trilhas no município de Lençóis

A competição reuniu atletas de diversas regiões do país | FOTO: Divulgação |

Formada por atletas profissionais de Brasília, a equipe ‘BOA’ venceu o ‘Desafio Ecotrail’, uma corrida de aventura que aconteceu pelas trilhas de Lençóis, na Chapada Diamantina, neste sábado (3) e domingo (4). A competição, realizada pela ARWS South America Region, com o apoio da Prefeitura Municipal, da Polícia Militar e da CIPPA, contou com 112 atletas de todo o Brasil, inclusive, da região chapadeira.

Na ocasião foi preciso desbravar um percurso surpresa de 154 km, sendo orientados pelo mapa, nas modalidades de trekking, bike, rapel e canoagem. A competição foi válida para a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura e Campeonato Sul-Americano premiou atletas nas categorias Sport e Pró.

Com duração prevista de 30 horas, a equipe campeã realizou o percurso completo em apenas 16 horas no Gerais do Camelo, com largada às 7h do sábado. Durante a premiação, a prefeita da cidade chapadeira que sediou o evento, Vanessa Senna (PSD), recebeu os atletas no pódio. Ela agradeceu a todos pela participação.

A prova também contou com a participação da equipe Amamos Lençóis, formada pelos atletas Glauber Rocha, Eduardo Mazza, Adriane dos Santos e Denize Fuchs que representaram a cidade. Alguns dos atrativos que fizeram parte do circuito foram: Marimbús, a Comunidade de Estiva, a Cachoeira do Mosquito e o Parque da Muritiba.

De acordo com os organizadores, Gustavo Chagas (Gaia) e Fernando Tadeu, a realização da prova na Chapada foi desafiadora, já que a proposta foi de realizar uma prova completa respeitando todos os limites do Parque. “A realização da prova na Chapada foi muito especial, tanto por causa da beleza como pelo acolhimento do município com a organização”, pontuou Gaia.

Para a realização da competição, todos os atletas e organizadores apresentaram o teste de detecção da covid-19 antes de chegarem na cidade e todas as recomendações de prevenção foram seguidas. Para o secretário de Esporte e Lazer do município, Marco Lima, o evento no município reafirma o potencial de Lençóis para uma nova prática de esportes radicais inovadora, especialmente para a comunidade local.

O evento, além de gerar fluxo turístico e renda, evidencia muitos outros benefícios, informa a secretária de Turismo, Laura Garcia. “Mostra o município muito além da sede, apresentando as belezas naturais da nossa zona rural, além de gerar visibilidade e engajamento da população, estimulando a participação dos jovens nos esportes e competições, como a equipe de Lençóis”, ressaltou.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas