Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Piatã realiza primeiro mutirão para castração de cadelas de rua e inaugura canil nos próximos dias

Esses mutirões serão uma etapa importante do plano de controle populacional | FOTO: Reprodução/Shutterstock |

Como uma iniciativa de controle populacional e qualidade da saúde pública, o município de Piatã, na Chapada Diamantina, administrado pelo prefeito Marcos Paulo (PDT), inicia nesta sexta-feira (9) o mutirão de castração em cadelas quem vivem em situação de ruas. Esses mutirões serão uma etapa importante do plano de controle e trarão resultados a médio prazo.

Além da ação, nos próximos dias também será inaugurado o primeiro canil municipal para atender e acolher com os cuidados devidos os cães que necessitam de ajuda. Segundo informações divulgadas pela prefeitura, o primeiro mutirão será realizado na sede do município, Tangará, na sexta (9). E o segundo no distrito de Inúbia (ginásio), sábado (10).

Os procedimentos serão conduzidos por uma equipe de profissionais em um castramóvel. Além de ser uma questão de saúde pública, por conta da super população, a castração é um dos procedimentos de elevada importância para o próprio animal.

Castrando precocemente, previne doenças como piometrite (infecção de útero caracterizada pelo acúmulo de pus intra-uterino), hiperplasia endometrial cística, cistos ovarianos, pseudociese (gravidez psicológica), tumores mamários, ovarianos e uterinos nas fêmeas, tumores e hiperplasia de próstata, tumores no testículo nos machos. Essas informações valem para todos os tutores que possuem um lar e muito amor a seus pets.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas