Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Professor faz por cálculo o censo do distrito de Igatu, em Andaraí, desde 1994; local tem contagem com categorias

Amarildo dos Santos tem 57 anos | FOTO: Rafael Martins/UOL |

Recenseado permanentemente desde 1994, todas as informações de nascidos e falecidos, nativos e não nativos do distrito de Igatu, no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, são calculadas por cálculo e manualmente pelo único agente recenseador, Amarildo dos Santos, 57. O último censo do IBGE, calculado em 2010, aponta que em Igatu residem 360 moradores. Contudo, as contas do manuscrito já mostram 480 pessoas no distrito.

O povoado do município de Andaraí já tem contagem populacional com categorias, devido a criatividade censitária de Amarildo, que deixou o cargo de professor para se ocupar contabilizando as mudanças populacionais do local. Tudo fica registrado em páginas de papel envelopadas com plástico, em uma pasta-catálogo preta, com o título: “Os habitantes de Igatu – ano 2021 – Amarildo dos Santos”.

As anotações ficam em folhas de papel e os glossários são com preenchidos com canetas de vários tons. Ele conta que não se adapta à tecnologia para colocar em prática aquilo que considera seu único e grande talento – escrever.

Na metodologia do ex-professor, são contadas crianças de 0 a 11 anos; adolescentes de 12 a 17 anos; adultos de 18 a 49 anos com família e solteiros; solteiros e pais; e solteiros simplesmente. Há também a designação dos gêneros masculino e feminino. Os estrangeiros entram na lista associados às demais variáveis.

No índice, as páginas de cada tópico estão escritas a lápis, para o caso de aumentarem ou diminuírem. A mesma estratégia é usada na adição ou subtração de nomes. Portanto, sempre que alguém nasce em Igatu ou que alguém morre, Amarildo apaga e atualiza o dado.

Para Amarildo, não é trabalhoso, visto que ele tem a vantagem de trabalhar nos Correios e com informações turísticas. Além disso, está sempre na praça principal da cidade, por onde todo o movimento precisa passar. E com a aprimoração da função, todos já contam as novidades para ele.

“Se demora um, dois dias, do meu olhar, sempre vai ter uma pessoa para me dar um toque. Às vezes, minha esposa está descendo da casa da mãe dela, vê uma novidade e já me conta”, explica. Jornal da Chapada com informações de texto base do Uol.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas