Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Rui Costa anuncia volta às aulas semipresenciais e diz que a previsão de retomada é dia 26 de julho

Serão criadas duas turmas e as salas abrigarão 20 alunos por dia | FOTO: Reprodução/A Tarde |

O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (13) que as aulas da rede pública de ensino da Bahia serão retomadas, de modo semipresencial, no dia 26 de julho.

De acordo com Rui, serão criadas duas turmas e as salas abrigarão 20 alunos por dia. Um grupo terá aulas de forma presencial às segundas, quartas e sextas e outro irá à escola nas terças, quintas e sábados. A definição dos grupos deve ser feita por ordem alfabética.

Rui disse ainda que será permitido o aumento de carga horária dos professores. Além disso, todos os aprovados no certame de 2019 serão convocados. Há, ainda, a previsão da realização de um novo concurso para professores no ano que vem. As aulas presenciais estão suspensas na Bahia desde março do ano passado, quando o estado registrava pouco mais de 10 casos confirmados de Covid-19.

De acordo com o último boletim, divulgado na segunda-feira (12) pela Secretaria da Saúde (Sesab), o estado contabilizou 1.158.122 de pessoas infectadas desde o início da pandemia. No entanto, os números atuais de casos diários e principalmente a ocupação dos leitos clínicos e de UTI para tratamento da doença têm dado uma margem para que as atividades sejam retomadas.

Segundo o mesmo boletim da Sesab, a Bahia conta atualmente com 3.343 leitos ativos para tratamento da doença. Desse total, 1.864 estão com pacientes, o que representa taxa de ocupação geral de 56%. Desses leitos, 1.588 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com taxa de ocupação de 65% (1.034 leitos ocupados).

Já nas UTIs pediátricas, 23 das 35 estão com pessoas internadas, o que representa uma taxa de ocupação de 66%. Os leitos clínicos para adultos estão com 47% de ocupação e os infantis, com 67%. As informações são do portal G1 e LD Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas