A empresa ‘Casa dos Ventos’ pretende investir nos próximos três anos em novos parques eólicos em dois municípios chapadeiros – Morro do Chapéu e Várzea Nova. Os investimentos também devem se estender para outras duas cidades baianas, Casa Nova e Macururé.
De acordo com os protocolos de investimentos assinados nesta quarta-feira (14), com o governo da Bahia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), serão investidos um total de R$8,646 bilhões nos novos parques.
“O investimento das empresas de energia eólica na Bahia gera empregos tanto na fase de instalação quanto na sua operação dos aerogeradores”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal.
Estima-se que durante a instalação dos aerogeradores dos municípios, sejam gerados mais de dez mil empregos. Já na fase de operação há a expectativa de que sejam gerados 51 empregos diretos nos parques eólicos.
A primeira obra inicia em setembro deste ano, no município chapadeiro de Morro do Chapéu, reafirmando a liderança nacional da Bahia na geração de energia eólica. O estado ocupa o segundo lugar no ranking dos cinco principais estados em geração de energia solar no país, em abril de 2021, conforme dados do Informe Executivo de Energias Renováveis da SDE.
Jornal da Chapada