Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: Na região cacaueira, ACM Neto diz que governos do PT enfraqueceram órgãos de suporte a produtores

Neto tem projeto de ser governador | FOTO: Inácio Teixeira |

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou nesta sexta-feira (16) que os governos do PT na Bahia enfraqueceram os órgãos públicos estaduais de suporte técnico ao pequeno e médio produtor, ao falar sobre desafios para a cultura cacaueira em Itagi, no Médio Rio de Contas, onde ele realiza a terceira edição do movimento Pela Bahia. A agenda começou nesta quinta-feira (15) e teve ainda visita aos municípios de Ipiaú, Ibirataia, Itagibá e Jitaúna.

Em declaração a lideranças locais, Neto afirmou que a vassoura de bruxa causou uma série de problemas para a cultura cacaueira. “Eles (governos do PT) não trouxeram soluções. Ao contrário, enfraqueceram os órgãos públicos estaduais. Hoje não há suporte técnico para o pequeno e médio produtor. O governo do estado simplesmente tirou o braço da seringa”, disse.

“Isso é o oposto do que eu acredito. Eu acredito no governante que bata no peito e chame a responsabilidade para si, que procura trazer a solução. Só que o nosso olhar não vai ficar preso ao passado, o nosso olhar vai conversar com futuro. Exatamente nessa perspectiva que a gente olha a necessidade de enfrentar o problema do cacau, trazendo tecnologia e inovação, apoio técnico”, acrescentou.

Ele também citou o que chamou de “muitas oportunidades de diversificação econômica da região”. “Como vimos nas nossas andanças esses dois dias: produção de chocolate, produção de cerâmica e artesanato, criação de peixe”, afirmou ele, ao ressaltar também o Rio de Contas.

“Não podemos deixar de falar desse patrimônio extraordinário, que foi esquecido nos últimos 16 ano, que é o Rio de Contas, a necessidade da sua revitalização, de ter uma visão ambientalmente moderna, sustentável. Tudo isso é qualidade de vida”, frisou.

Em Itagi, ACM Neto ainda se encontrou com lideranças de diversos municípios. Participaram os deputados federais Leur Lomanto Jr. e Arthur Maia, o deputado estadual Sandro Régis, todos do Democratas, além do pré-candidato a deputado federal Alipinho da Doce Mel.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas