Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Estado baiano é o único do Nordeste com casos de imigrantes em trabalho escravo

Os dados foram obtidos pela Lei de Acesso à Informação | FOTO: Renato Alves/MTE |

A Bahia é o único estado do Nordeste brasileiro com casos de imigrantes ilegais em trabalho escravo nos últimos 14 anos. No Brasil, pelo menos 860 estrangeiros foram resgatados de trabalho escravo entre 2006 e 2020, de acordo com informações da agência de dados especializada no acesso às informações públicas, ‘Fiquem Sabendo’.

No período de 18 de abril de 2019 a 22 de maio do mesmo ano foram achados os imigrantes em uma única ocorrência nordestina. No total foram nove venezuelanos encontrados em Itabuna, no Sul da Bahia. Eles estavam trabalhando em um parque local de diversões.

Os dados foram obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI), feito ao Ministério da Economia, em uma só operação feita pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-BA).

Pessoas de 11 países chegaram no Brasil para viver em condições análogas à escravidão. Sendo os bolivianos dos estrangeiros que mais vivenciaram esse tipo de situação, no qual no mínimo 405 trabalhadores do país estavam nessa condição no Brasil. Logo em seguida aparecem os paraguaios (169) e os haitianos (141).

Os estrangeiros foram resgatados em 12 unidades da federação, nas cinco regiões do Brasil. Em cada 10 pessoas escravizadas, seis estavam localizadas no estado de São Paulo. Além disso, a capital paulista foi a cidade com o maior número de resgates: 377.

Posteriormente aparece o município de Conceição do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais, no qual 100 haitianos trabalhavam em condições desumanas na construção civil. Jornal da Chapada com informações de Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas