Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba identifica mais 26 novos casos de covid-19, chega a nove dias sem óbitos e taxa de UTI cai para 75%

A vacinação contra a covid continua em Itaberaba | FOTO: Montagem do JC |

Novos 26 casos de covid-19 foram identificados no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (21) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Sem novas mortes por complicações da doença, permanecem sendo 113 vítimas fatais na cidade chapadeira.

Desde o início da pandemia, foram 6.911 casos confirmados de covid-19 no município. Destes, 212 estão ativos e 6.586 se recuperaram. Há ainda 97 casos são enquadrados como suspeitos e 309 estão sendo monitorados por equipes de saúde. A SMS já realizou 18.908 testes para a detecção da covid-19.

Por localidades, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são: ‘Centro’ (26) e ‘São João (20). São quatro comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus. Desses, ‘Vila São Vicente’ aparece com maior número de casos ativos, sendo seis.

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) diminuiu para 75%. Ou seja, dos 20 leitos, apenas cinco estão disponíveis. A taxa de ocupação dos leitos clínicos também caiu para 20%, com 16 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vacinas
Novas 630 doses de vacina contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca e da Coronavac chegaram no município chapadeiro. A nova remessa possibilita que Itaberaba continue a aplicação da primeira dose, seguindo o critério por idade.

Vacinação
A aplicação da primeira dose permanece sendo exclusivamente para a zona rural. Logo, a vacinação da primeira dose permanece suspensa na zona urbana. Já a aplicação da segunda dose segue normalmente nos pontos do Ginásio de Esportes, área interna e drive-thru, de acordo com a data que consta no cartão de vacina.

Confira abaixo o cronograma da vacinação da primeira dose na zona rural. É válido ressaltar que é obrigatória a apresentação do comprovante de residência, documento com foto e cartão SUS.

Quarta-feira (21): ‘Vila São Vicente’, ‘Faz. Santo Antônio’, ‘Sta Quitéria’ e ‘Couro Seco’; Quinta-feira (22): ‘Vila São Vicente’, ‘Faz. Santo Antônio’, ‘Vitório’, ‘Lagoa Nova’, ‘Lagoa do Jacú’, ‘Pombas’, ‘Gerais’ e ‘Monte Verde’; Sexta-feira (23): ‘KM 8’, ‘Água Preta’, ‘Bom Viver’ e ‘Itaíba’.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas