Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Bolsonaro cria teoria conspiratória sobre fraude eleitoral após revelação de ameaça de Braga Netto

O presidente Bolsonaro durante 'live' | FOTO: Divulgação |

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar em suposta fraude eleitoral em sua ‘live’ presidencial nesta quinta-feira (22). Dessa vez, ele decidiu avançar sobre o tema e criar uma teoria conspiratória para alimentar seus seguidores. Isso foi feito no mesmo dia em que foi revelada ameaça feita pelo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre as eleições de 2022.

Na teoria ficcional do presidente, o instituto Datafolha estaria sendo usado para cacifar Lula à presidência e que o resultado final seria “criado” dentro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir disso. Ele não mencionou na live, no entanto, que diversos institutos apontam o mesmo cenário, com Lula próximo de vencer no primeiro turno em 2022.

“Se o Lula tem 49% no Datafolha, o voto auditável, impresso e com contagem pública, ele vai ganhar as eleições. O que demonstra para gente o que ta acontecendo é o seguinte. Tiraram o Lula da cadeira, tornaram elegível para ser presidente. De que forma? Pega o instituto de pesquisa Datafolha, que ninguém confia mais mas está o tempo todo dizendo que o Lula é o cara. A desconfiança é que esse percentual vai ser acertado entre meia dúzia de servidores do TSE”, disse o presidente em sua teoria conspiratória.

“Que eleição é essa onde meia dúzia de pessoas tem as chaves criptográficas do sistema e apresentam os resultados após sair de uma sala fechada onde meia dúzia apura os votos?”, completou. Na sequência ele prometeu apresentar “provas” de que teria havido fraude eleitoral nas eleições de 2014. O PSDB chegou a realizar uma auditoria daquele pleito em 2015 mas não encontrou nenhum indício – o que fez naufragar uma incursão golpista de Aécio Neves. As informações são da Revista Fórum.

Leia também

#Brasil: Governo Bolsonaro bate recorde de desaprovação com 62%, segundo pesquisa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas