Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Pacientes de comunidade quilombola de Lençóis são atendidos com serviços de saúde durante ação itinerante da prefeitura

Cerca de 100 pessoas foram atendidas | FOTO: Montagem do JC |

A prefeitura municipal de Lençóis, na Chapada Diamantina, continua com ações e serviços por mutirão para comunidades rurais. Dessa vez, o acolhimento aconteceu por alguns profissionais da Unidade Básica Zilar de Brito, que deslocaram, na manhã da última quinta-feira (22), com destino à comunidade Quilombola do Remanso para mais uma ação itinerante. Eles levaram atendimento médico com várias especialidades para pacientes da localidade.

A ação aconteceu na Escola Therezinha Guerra de Athayde Macedo e atendeu mais de 100 pessoas. Os moradores contaram com atendimento de diversos profissionais entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos, médico clinico geral, psicóloga, dentista, nutricionista e farmacêutica além da realização de estes rápidos para Covid, sífilis, HIV, e as hepatites B e C.

“A ação reforçou a importância da campanha ‘Julho Amarelo, de combate às hepatites virais e deu continuidade a uma outra ação que foi iniciada na comunidade dias atrás, pelos agentes de endemias, para o combate da esquistossomose com orientação e medicação para pessoas que tiveram resultados positivos de amostras coletadas na localidade”, salienta a prefeitura por meio da assessoria de comunicação.

Conforme as informações, a comunidade do Remanso é assistida pelos agentes comunitários que realizam o acompanhamento das famílias e, quando necessário, encaminham os moradores para consultas médicas na sede.

“Contar com atendimento médico aqui na comunidade para nós é um alívio, porque ter que se deslocar para Lençóis todas as vezes que precisamos de um médico é um transtorno porque existe um gasto no deslocamento e nem sempre estamos prevenidos para isso”, disse a moradora Simone, de 53 anos, que foi atendida durante a ação.

Além das especialidades citadas acima, a ação incluiu dinâmica com aplicação de flúor e escovação para crianças com doação de kit de higiene bucal; atividade lúdica com psicóloga sobre como as crianças reconhecem as diferenças das emoções; vacinação contra Covid e Gripe; avaliação nutricionista; distribuição de remédios com receitas através da farmácia básica e doação de preservativos. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas