Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Estudantes do Ensino Médio falam que estão conscientes dos protocolos e da expectativa das aulas semipresenciais

Os estudantes iniciam o processo de retorno nesta segunda | FOTO: Divulgação |

Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual estão em contagem regressiva para a fase híbrida das aulas do ano letivo 2020/2021, que começa nesta segunda-feira (26). Os estudantes atestam que estão conscientes em relação aos protocolos sanitários estabelecidos e cheios de expectativas para o retorno à escola.

Pedro Sampaio, 16 anos, 3° ano, do Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo, no município de Dom Macedo Costa, falou sobre este momento tão esperado. “Minha esperança é que esta nova fase se dê de uma forma segura e que todos nós, estudantes, tenhamos a consciência de seguir os protocolos de segurança para que o planejado da escola funcione. E, para além disso, espero rever meus amigos e professores fora da tela do computador”.

Glauber Silva Moura Cordeiro, 1º ano, do Colégio Estadual Imaculada Conceição, no município de Araci, conta que a chegada do modelo híbrido tem provocado “um misto de emoções”. “Ao mesmo passo que sinto empolgação, sinto também nervosismo. Depois de 16 meses em confinamento, o retorno à sala de aula traz de volta o sentimento de liberdade. Passaremos por um momento para nos acostumarmos com o ‘novo normal’, mas esse retorno à escola traz a esperança de dias melhores”.

Maria Eloiza Oliveira Ferreira, 16 anos, estudante do Colégio Maria Teófila, no município de Amélia Rodrigues, e líder territorial do Núcleo Territorial de Educação Portal do Sertão (NTE-19), também falou sobre a sua expectativa. “Tanto quanto sou a favor da qualidade de ensino, prezo pela saúde e segurança dos estudantes e dos nossos mestres. Por isso, mais do que nunca, é hora de sermos resilientes, diante da pandemia que estamos vivendo. O ensino híbrido é válido sim e me sinto muito feliz por poder ver novamente meus amigos”.

Fase híbrida
Neste primeiro momento, no dia 26 de julho, só devem ir para as aulas híbridas apenas os alunos do Ensino Médio das diferentes ofertas e modalidades. Para as demais etapas, incluindo o Fundamental nas suas diferentes modalidades e ofertas, o início das aulas semipresenciais será no dia 9 de agosto e, até esta data, esses alunos continuam com as atividades do ensino remoto. Para todas as situações, a realização das atividades letivas fica condicionada à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e à observância aos protocolos sanitários.

Cada turma de estudantes será dividida em duas, sendo uma turma formada por alunos cujo nome próprio seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “A” a “I” e a outra turma formada por alunos cujo nome próprio seja iniciado por letra constante do grupo de letras de “J” a “Z”. A unidade escolar poderá fazer o ajuste relacionado a esta escala conforme a realidade de cada turma e em função de outro critério que a unidade escolar considere relevante. Os protocolos estão disponíveis para consulta neste link. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas