Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Aspirante a oficial da Polícia Militar se torna tetracampeão de Jiu-Jitsu Master South

Antônio Marcos Borges venceu torneio no Rio de Janeiro | FOTO: Divulgação/SSP |

Com a garra e dedicação, o aspirante a oficial Antônio Marcos Borges, da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM de Simões Filho) conquistou, no último domingo (25), o tetracampeonato Internacional Master South América- IBJJF Jiu-jitsu, disputado na Arena da Juventude Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro.

Os seis anos de prática do esporte renderam ao policial militar quatro vitórias no Internacional Master South América, um campeonato europeu, disputado em Portugal, em 2018, um brasileiro, três sul-americanos, além de vários opens estaduais e baianos.

O esporte sempre fez parte da vida do PM e, há seis anos, acompanhando os filhos até os treinamentos, decidiu começar o esporte. Hoje, ele e a filha Gabrielle Borges já alcançaram a faixa marrom. “Me tornei atleta e admirador de minha filha, que também é competidora e já ganhou diversas disputas”, conta orgulhoso.

Quatro horas diárias da vida do atleta são dedicadas à preparação. Além dos treinos de Jiu Jitsu, ele também pratica boxe para melhorar o condicionamento e segue dieta adequada acompanhada por nutricionista.

Borges conta que percebeu precisar de algo mais para manter a saúde física e mental. “Quando percebi essa necessidade em minha vida, separei um compromisso diário de fazer e me identifiquei com o Jiu-Jitsu, mediante a superação de dificuldades encontradas em um treinamento, na disputa. Ao trazer isso para a vida real, a gente consegue administrar melhor as dificuldades impostas no dia a dia, pelo desgaste e estresse”, contou.

O PM também busca incentivar as pessoas que se aproximam e se interessam em conhecer a modalidade. “Passo isso como uma necessidade para se manter saudável, principalmente em períodos como esse, de dificuldades, de grandes cargas”, argumentou.

O aspirante a oficial agradeceu o apoio recebido da PM, corporação que integra há 32 anos. Disse ainda que o calendário anual de competições está sendo retomado. Todos os atletas seguiram os protocolos de prevenção e combate à Covid-19.

Outros atletas
O soldado da Polícia Militar Diego Macedo Santos, lotado na 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) Livramento de Nossa Senhora, também foi destaque no Campeonato Sul-americano de Jiu-jitsu.

Ele subiu ao pódio, após conquistar a medalha de bronze na competição. Assim como o colega, o policial já ostenta medalhas de outras disputas. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas