Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Novo tremor de terra é registrado no município de Curaçá, aponta Laboratório Sismológico

Localização epicentral simbolizada pelo marcador vermelho no mapa | FOTO: Reprodução/LabSis |

Novo tremor de terra foi registrado no município de Curaçá, no norte da Bahia, nesta segunda-feira (2). A informação foi confirmada pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora essa região. No dia 25 de julho, a cidade já tinha registrado um tremor (veja aqui).

De acordo com o laboratório, o tremor foi de magnitude 2.8 mR. Não há registros de que o abalo tenha sido sentido pela população local. O último evento sísmico registrado no estado baiano foi no dia 18 de julho, no município de Itanagra, cerca de 120 km distante de Salvador, que teve magnitude 1.9 mR.

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é um organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país.

Em entrevista ao podcast ‘Eu Te Explico’, do G1, o coordenador do LabSis, Aderson Nascimento, falou sobre a frequência dos abalos na Bahia.

“Em média, não existe razão nenhuma pra gente pensar que a sismicidade de uma hora pra outra ela aumenta. Ela aumenta e diminui. Quando você pega um certo intervalo de tempo, em média, é sempre a mesma. Não tem nenhuma razão para pensar que ela aumentou. O que aumentou, de fato, isso é notável, é a nossa capacidade de monitoramento e detecção”. Jornal da Chapada com texto base do G1.

Leia também

#Bahia: Tremor de terra é registrado no município de Curaçá no último domingo, mas moradores não sentem

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas