Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Com surto da variante delta, China retoma o confinamento em várias regiões

Mercado em Wuhan, na China, onde teria se originado o coronavírus | FOTO: Reprodução |

O governo da China decretou a retomada da política de confinamento após o registro de 55 casos novos casos de coronavírus, todos causados pela variante delta, nas últimas 24h.

A China, que já vivia relativa tranquilidade e controle sobre o vírus, teve que retomar, além do confinamento, a aplicação de testagem em massa, fechar aeroportos e restringir as viagens dentro do país.

O governo local da cidade de Zhuzhou, que fica na província de Hunan, decretou lockdown por três dias. Em comunicado, o governo afirmou que a situação “ainda é sombria e complicada”.

A variante delta provocou, primeiro, um surto na cidade de Nanjing, onde nove funcionários do serviço de limpeza de um aeroporto internacional testaram positivo em 20 julho. Desde então, mais de 360 casos domésticos foram registrados na região.

Variante delta tem potencial para se espalhar em todo território chinês
O segundo surto com a variante delta se deu em Zhangjiajie, que fica perto de Zhuzhou, e tem 1,5 milhão de habitantes.

O lockdown em Zhangjiajie foi decretado na última sexta-feira (30) após um surto entre espectadores de um teatro.

E as autoridades sanitárias locais e do país estão preocupadas, pois, a maioria dos contaminados não eram da cidade e podem ter levado o vírus para outras regiões da China.

Pequim de portas fechadas
A capital da China, Pequim, bloqueou a entrada de turistas durante a alta temporada do verão. Só será permitida a entrada de pessoas com “motivos essenciais” e que tenha teste negativo para Covid.

O governo local de Pequim emitiu comunicado aos moradores da capital e pediu a eles que não saem de casa ou da cidade.

Além de Pequim e Zhangjiajie, outros destinos turísticos do país também registraram novos casos de coronavírus: Hainan e a província de Henan.

Todas as regiões que registram surto de coronavírus já foram colocadas em quarentena, ou seja, ninguém pode entrar ou sair das cidades em que a variante delta chegou.

Controle do vírus
O novo surto de coronavírus na China acontece em um momento que o país comemorava o fato de ter praticamente zerado os casos domésticos de Covid-19.

Porém, com a chegada da variante delta, que é mais transmissível que todas as outras cepas do vírus, o governo da China retoma a política de lockdown para, mais uma vez, tentar controlar o coronavírus. A redação é do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas