Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Após superar prazo determinado por Bolsonaro, apagão do Lattes do CNPq completa 11 dias fora do ar e sem solução

Conforme o CNPq, não houve perda de informações e o equipamento já estaria sendo restaurado | FOTO: Divulgação |

Após superar a promessa do governo Jair Bolsonaro de que na segunda-feira (2) aconteceria o reestabelecimento do Lattes e Carlos Chagas, as plataformas da ciência brasileira completaram 11 dias fora do ar nesta terça-feira (3) sem resolução do problema por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fora do ar desde o dia 23 do mês passado, os sistemas apresentaram problemas da área de tecnologia que causaram a queda. Ainda no mês anterior, o órgão havia informado que o problema que ocasionou a indisponibilidade já tinha sido diagnosticado.

Conforme o CNPq, não houve perda de informações e o equipamento já estaria sendo restaurado. O Conselho divulgou uma nota afirmando que “continua em andamento a verificação completa”. Contudo, ainda não foi divulgada uma nova previsão para o reestabelecimento dos sistemas.

“Essa verificação envolve uma série de testes, que foram realizados ao longo de todo final de semana, com pontuais instabilidades que estão sendo ajustadas para restabelecer a capacidade completa do storage”, afirmaram.

De acordo com informações, o apagão dos sistemas foi ocasionado em razão de uma queima de um dispositivo em um equipamento que tem a função de controlar os servidores onde as plataformas ficam hospedadas, no qual isso teria ocorrido durante a migração dos dados para um novo servidor.

Plataformas
O Lattes é um banco de dados com todos os currículos de pesquisadores e ações, como a aprovação de bolsas, que dependem da consulta à plataforma. Enquanto que pelo Carlos Chagas são operacionalizadas chamadas públicas e editais de fortalecimento à pesquisa, gestão e pagamento de bolsas. Jornal da Chapada com informações de Valor Econômico.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas