Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Incêndio destrói vegetação nativa no Parque Nacional Boqueirão da Onça em Santo Sé; brigadistas tentam controlar o fogo

As chamas continuam a atingir vegetação no parque | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

Um incêndio está destruindo a vegetação nativa do Parque Nacional Boqueirão da Onça, área de preservação ambiental, na região do município de Sento Sé, norte da Bahia. Parte do parque fica na Chapada Norte. Nesta sexta-feira (6) completa uma semana que as chamas perduram e os brigadistas tentam controlar o fogo. Ainda não há informações do que pode ter ocasionado o fogo.

Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão no local neste momento. Além disso, brigadistas voluntários também participam do controle.

O fogo está atingindo a comunidade de Ouro Branco | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

Desde 2018, quando a unidade de conservação foi criada, esse é o segundo incêndio no parque. O fogo está atingindo a comunidade de Ouro Branco e as equipes de combate possuem receio de que as chamas se expandam e cheguem às propriedades rurais.

A Unidade de Conservação e Proteção Integral tem 349 mil hectares de vegetação nativa, principalmente de caatinga. Além de Sento Sé, o Parque Nacional Boqueirão da Onça abrange as cidades de Campo Formoso, Juazeiro, Sobradinho e Umburanas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas