Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: Lula é o nome preferido da maioria dos eleitores religiosos e Bolsonaro é o favorito dos evangélicos

O ex-presidente Lula e o atual presidente Bolsonaro | FOTO: Montagem do JC/EBC |

A disputa para a presidência nas eleições 2022 já vem sendo projetada em diversas pesquisas de intenção de voto divulgadas. Em quase todas, o ex-presidente Lula lidera com larga vantagem em todos os cenários e, agora, lidera também no campo religioso, exceção feita aos evangélicos.

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem a preferência da maior parte dos eleitores evangélicos, o ex-presidente Lula (PT) é a principal escolha nas demais religiões. Os dados são da recente pesquisa do PoderData, divisão de estudos estatísticos do portal Poder360, divulgada nesta sexta-feira, 6 de agosto.

Se Bolsonaro tem 45% dos votos entre os evangélicos contra 26% de Lula, entre os católicos, 39% indicam sua preferência pelo petista e somente 21% dizem votar no atual chefe de Estado.

Lula lidera nas outras religiões
Já nas religiões de influência africana como a umbanda e o candomblé, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é ainda maior: 78% contra apenas 3%. Para os espíritas, o ex-presidente também é o preferido: 54% contra 24% do capitão reformado.

A pesquisa, que ouviu 2,5 mil pessoas nas 27 unidades da Federação entre 2 e 4 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, também indicou outros resultados:

°Ateus: Lula 38% e Bolsonaro 20%
°Não tem religião: Lula 41% e Bolsonaro 8%
°Outros: Lula 34% e Bolsonaro 31%

Outros candidatos
Outros candidatos que buscam se tornar o nome forte de uma possível 3º via também foram citados na pesquisa: Ciro Gomes (PDT) se destaca entre os ateus, com 24%; Datena (PSL) entre aqueles que não tem religião, com 23%; João Doria (PSDB) com melhor percentual entre os católicos, 11%; e Luiz Henrique Mandetta (DEM) entre quem marcou a opção “outros”, com 16%. A redação é do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas