Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lençóis promove programa gratuito de castração para animais domésticos com mais de quatro meses

Mais de 500 cadastros já foram realizados até o mês de julho | FOTO: Montagem do JC |

A prefeitura de Lençóis, na Chapada Diamantina, promove, através da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e voluntários, um programa gratuito de castração para animais domésticos. De acordo com informações da gestão, o animal deve ter mais de quatro meses, assim como precisa estar em boas condições de saúde e ser cadastrado na Secretaria de Saúde do município.

Ainda em fase de estruturação, este programa é voltado para os animais em situação de rua, ou pertencentes às famílias de baixa renda, que não possuem condições financeiras de pagar pela esterilização.

Desde o dia 18 de maio, momento em que foi iniciado o programa, mais de 150 gatos foram castrados. “O programa tem o objetivo de controlar o crescimento desacelerado do número de animais em situação de vulnerabilidade, além de evitar maus tratos e transmissão de zoonoses”, reafirma a prefeita Vanessa Senna (PSD).

Por ainda ser feito em um espaço pequeno, estão sendo esterilizados apenas gatos e gatas. Contudo, o local já está em fase de estudos para ampliação, para que consiga atender também os cachorros.

As castrações são realizadas através do cadastro prévio dos animais, feito na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Os animais cadastrados entram em uma fila de espera até a marcação do procedimento. Mais de 500 cadastros já foram realizados até o mês de julho.

As castrações acontecem às terças e quintas-feiras e são atendidos entre oito e 16 animais | FOTO: Montagem do JC |

As castrações acontecem às terças e quintas-feiras e são atendidos entre oito e 16 animais. O secretário de Meio Ambiente, Raimundo Baracho, afirma que o objetivo é estender o atendimento também para os animais da zona rural e para isto ocorrer, estão sendo avaliadas maneiras de estruturação do atendimento em demais comunidades.

Durante a castração, os animais já esterilizados são identificados através de uma pequena marcação na orelha, uma sinalização internacional entre países que realizam o controle de animais. Conforme informações da prefeitura, a marcação evita que os animais sejam novamente submetidos ao stress de captura e ao risco anestésico sem motivo.

“O procedimento não atinge vasos sanguíneos importantes da orelha do gato, não causa desconforto, é feita enquanto o animal ainda está anestesiado da castração e cicatriza quase que imediatamente”, completa a gestão.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile