Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Utinga retoma as atividades letivas de forma semipresencial e estabelece diretrizes contra a covid-19

As aulas semipresenciais retornaram | FOTO: Divulgação/PMU |

A prefeitura municipal de Utinga, na Chapada Diamantina, retomou nesta segunda-feira (9) as atividades presenciais e/ou semipresenciais das aulas das redes pública e privada de ensino. Em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na última sexta-feira (6), a gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSB) estabeleceu diretrizes pars garantir a segurança contra a covid-19.

Para este retorno, algumas medidas passam a ser cumpridas, como o limite máximo de 50% de ocupação das salas de aula e o distanciamento mínimo de um metro entre os alunos e profissionais, uso de máscara, copos individuais (distribuídos pela Secretaria de Educação), higienização, e os espaços físicos devidamente adequados para este momento.

De acordo com assessoria de comunicação da prefeitura, a retomada das atividades teve participação direta da Secretaria de Educação, que publicou – no dia 4 de agosto – o Protocolo de Segurança Sanitária construído por sua equipe, e referendado pelo Conselho Municipal de Educação. “O Conselho e a APLB também visitaram as unidades escolares na semana passada, para avaliar se a estrutura garantia condições de segurança para alunos, professores e funcionários”, aponta a gestão.

Medidas foram tomadas para assegurar que as crianças e adolescentes não se contaminem | FOTO: Montagem do JC |

Ainda segundo a prefeitura, o retorno das aulas presenciais ainda divide opiniões, “mas o bom senso direciona ao fato de que tudo, absolutamente tudo, já estava funcionando, inclusive bares, academias e diversos serviços, sendo as escolas a única exceção”, descreve.

“Também está garantindo a todos os alunos da rede municipal de educação, diariamente e em todos os turnos, o acesso às unidades escolares, bem assim à merenda escolar”, anunciou a gestão por meio das redes sociais.

A Secretaria de Educação de Utinga também informou que em momentos necessários, a prefeitura vai realizar análises dos indicadores epidemiológicos e publicará novas deliberações.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile