Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Documentários que compõem projeto sobre reisado serão lançados no Mercado Cultural de Lençóis no domingo

As ‘películas’ foram dirigidas por Marcelo Abreu | FOTO: Divulgação |

Os documentários curta-metragem, intitulados de ‘Reisado da Viola – Dona Dezinha e Dona Domingas – Reis de Zabumba’, serão lançados no domingo (29), às 20h, no Mercado Cultural de Lençóis, que será reaberto neste sábado (28), contando com programação especial e homenagem a autora Gagum (veja aqui).

As ‘películas’ foram dirigidas por Marcelo Abreu e fazem do projeto ‘Salvaguarda do Reisado de Lençóis: saberes e fazeres das reiseiras da Chapada Diamantina’, que foi contemplado com o Prêmio de Preservação dos Bens Culturais Populares e Identitários Emília Biancardi (CCPI/SECULT-BA) do Programa Aldir Blanc Bahia, para realizar ações de documentação e divulgação do reisado na Chapada Diamantina.

A primeira obra discorre sobre a história do Terno de Reis, ‘Reisado da Viola’, e de sua líder, Adelsaí de Araújo Santos, conhecida como Dona Delzinha. Dezinha é costureira e filha de santo do Jarê e vem de uma família de várias gerações de reiseiros. Ela tinha a sua avó, que cultuava Cosme e Damião e Santo Reis, e tinha o seu pai, conhecido popularmente como ‘Antonhão’, que trouxe a tradição de seu terno em 1981 da cidade de Andaraí, na Chapada Diamantina.

Logo, desde 2013, Dezinha vem revivendo a tradição da sua família, envolvendo os filhos e netos na continuidade da manifestação cultural. Já a segunda obra foca na vida da líder do Terno de Reis de Zabumba, Dona Dominga, nascida em 1944, em Andaraí. Ela começou a cantar reis aos 28 anos de idade, para cumprir uma promessa, após sobreviver a um tiro.

No ano de 1999, ela e o seu marido Antônio se mudaram para Lençóis, pela devoção a Senhor dos Passos. Todos os anos até o falecimento do seu companheiro, que ocorreu em 2019, o casal realizou a caminhada pelas casas de Lençóis, na zona rural, e em outros municípios da Chapada, desde Natal até o dia de Reis. Agora, com 77 anos, ela continua seguindo na liderança de seu terno, mantendo viva a manifestação cultural.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Lençóis receberá Feira de Artesanato da Bahia no final de semana; inscrições estão abertas

#Chapada: Mercado Cultural de Lençóis reabre no sábado com programação especial e homenagem a autora Gagum

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas