Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Influenciadores baianos estão tendo perfis desativados no Instagram e ‘baianês’ pode ser a causa

O Instagram é a principal fonte de renda de influenciadores | FOTO: Montagem do JC |

Os influenciadores baianos, que utilizam do humor ‘baianês’, estão tendo suas contas desativadas no Instagram, sem motivo aparente. Dentre os famosos, estão: Franklin Reis, Alesson Lima, Dum Ice e o perfil do Comédia Baiana. Com o Instagram sendo a principal fonte de renda destes influenciadores, os outros três precisaram criar um perfil reserva, enquanto aguardam ações judiciais, visto que eles afirmam que a plataforma não explica o motivo do banimento e apenas cita que “diretrizes foram violadas”.

“O que eu acho estranho, se você reparar bem, está acontecendo direto com os digitais influencers baianos. Só os baianos”, relatou Felipe Rios, administrador do Comédia Baiana, ao Correio 24 horas. As expressões utilizadas pelos perfis citados, e pelos baianos como um todo, perpassam pelos xingamentos comuns do nosso vocabulário, como “Come pra porra”, “Desgraça, desce daí”.

Logo, essas expressões acabam rendendo punição na plataforma, visto que se alguém se sente ofendido com os ‘xingamentos’, que na Bahia acabam sendo falas corriqueiras, a pessoa opta por realizar uma denúncia ao Instagram, que inicia os banimentos das contas. De acordo com a plataforma, seus padrões são aplicados para todos. “Contas que violam essas regras repetidamente podem ser removidas da plataforma. Nossos padrões se aplicam a todos, no mundo inteiro, e a todos os tipos de conteúdo”, disse, em nota, ao Correio 24 horas.

Segundo Josane Moreira, doutora em letras e especialista em sociolinguística, pode existir um preconceito linguístico no caso dos influenciadores baianos que tiveram suas contas canceladas. “Às vezes o que choca é o inesperado ou o diferente, mas isso não significa o ‘errado’. Muitas vezes usamos o ‘porra ou o ‘filho da p…’ aqui na Bahia como um elogio e não como uma ofensa: ‘Seu filho da p…, você conseguiu a medalha, porra! Parabéns!’. Entre nós, isso é tranquilo, mas em outro grupo sociocultural pode chocar”, explica ao site.

“Conhecer uma língua/dialeto envolve conhecer a história, a cultura e a sociedade que a/o fala. Não se pode isolar a língua dos seus falantes. É uma questão regional também, por sermos nordestinos. O carioca xinga mais que o baiano. Acontece este preconceito linguístico com eles?”, completa ao Correio 24 horas.

Impactos
Alesson Lima conseguiu reativar sua conta, por meio de liminar na Justiça, mas Dum Ice já se encontra no seu terceiro perfil. Ele perdeu a conta com mais de 2 milhões de seguidores e acionou a Justiça, mas ainda não obteve resposta. O segundo perfil, de 500 mil, também foi derrubado e ele já está no terceiro, com 544 mil seguidores.
O Comédia Baiana, por sua vez, que tinha 700 mil seguidores na página desativada, agora conta com 45 mil seguidores na página reserva e viu sua renda financeira diminuir cerca de R$ 10 mil. Jornal da Chapada com informações de texto base de Correio 24 horas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas